O perito criminal da Polícia Cientifica de Alagoas Ivan Excalibur apresentou na quarta-feira (27), para os alunos do Curso de Polícia Judiciaria Militar (CPJM) 2024, as atividades desenvolvidas, áreas de atuações e a estrutura da perícia criminal no Estado. A palestra aconteceu na academia da Polícia Militar de Alagoas.
Chefe de perícia interna do Instituto de Criminalística, Ivan Excalibur explicou que o curso realizado pela Escola de Ensino Superior é destinado aos oficiais e subtenente da Polícia Militar do Estado de Alagoas, mas também extensivo a coirmãs. Além de 61 policiais militares, estão matriculados quatro bombeiros militares e quatro policiais civis.
Ele falou sobre a importância de poder apresentar as atividades periciais desenvolvidas pelo Instituto de Criminalística, como também a estrutura do órgão para os alunos do curso. Ele destacou que desmitificar e mostrar a capacidade técnica, principalmente para integrantes das outras forças de segurança do Estado, fortalece o combate à criminalidade.
"É um grande prazer ministrar o curso para os oficiais da Polícia Militar. E nós da Polícia Científica entendemos a segurança pública como unidade, onde o trabalho da Polícia Científica depende da Polícia Militar e da Polícia Civil e dos Bombeiros e vice-versa. Nós somos só um, então é uma oportunidade de estreitar os laços entre as instituições para fortalecer a segurança pública e oferecer um serviço melhor à sociedade", disse.
De acordo com a coordenação do CPJM, o objetivo do curso é especializar o profissional para desempenhar funções na área de justiça e disciplina, capacitando-o a assessorar comandantes de batalhões, orientar o efetivo das unidades, decidir, presidir e atuar nos mais diversos processos e procedimentos correcionais.
Ao final da apresentação do Instituto de Criminalística de Maceió, Ivan Excalibur recebeu um certificado de agradecimento pelo comprometimento, dedicação com a qualificação técnica dos profissionais da Segurança Pública.
Fonte: Agência Alagoas