Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

DESENVOLVIMENTO HUMANO

Governo de Alagoas disponibilizará seis centros culturais em áreas vulneráveis do estado, através do Novo PAC

Equipamentos serão construídos em Arapiraca, Maceió, Pilar, Rio Largo, Santana do Ipanema e União dos Palmares


Alexandre Teixeira / Ascom Secult

O Governo de Alagoas disponibilizará seis Centros Culturais (CEUs), em áreas de vulnerabilidade social no estado, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico através da arte, a exemplo de atividades de expressão corporal, educação cidadã e meio ambiente. Os municípios que serão contemplados são Arapiraca, Maceió, Pilar, Rio Largo, Santana do Ipanema e União dos Palmares. Os equipamentos, que contarão com bibliotecas, cine teatros e ateliês, terão investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - Seleções 2023.

Para viabilizar a implementação dos Centros Culturais, está sendo de fundamental importância o esforço conjunto dos governos federal, estadual e prefeituras, bem como da sociedade civil. A União destinará R$ 2 milhões para a construção e aquisição dos mobiliários dos espaços. Ao Estado, caberá o trabalho de mobilização social e execução das obras, bem como operacionalizar a aquisição dos mobiliários, incluindo as licitações necessárias. Aos municípios, fica a incumbência da disponibilização dos espaços para receber a construção dos equipamentos.

Também faz parte do esforço conjunto entre Estado e União a aprovação dos projetos apresentados pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). Os critérios de escolha dos locais para a implantação dos CEUs foram estabelecidos pelo Ministério da Cultura (Minc), visando abranger áreas de vulnerabilidade socioeconômica e promover um impacto positivo mais amplo. Para identificar essas áreas, a Secult atuou de forma transversal juntamente às secretarias de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), da Comunicação (Secom), de Prevenção à Violência (Seprev) e da Segurança Pública (SSP).

A secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, classificou a chegada dos CEUs como marco importante para Alagoas. "Estamos construindo não apenas espaços físicos, mas sim oportunidades para o desenvolvimento cultural e social de nossas comunidades. Esses centros serão verdadeiros pontos de encontro, onde a diversidade cultural será celebrada e valorizada, e onde todos terão acesso à educação, arte e expressão. Estamos escrevendo uma nova história para Alagoas, uma história de crescimento, inclusão e orgulho cultural", disse.

O secretário-executivo Milton Muniz, da Secult, ressaltou a importância da colaboração entre as secretarias e órgãos do governo para identificar áreas carentes. "Nosso trabalho incansável para localizar e priorizar as comunidades mais necessitadas reflete nosso compromisso em promover o acesso à cultura e estimular o desenvolvimento econômico por meio da criatividade. Estamos confiantes de que esses esforços resultarão em uma transformação significativa nessas comunidades, proporcionando oportunidades para todos os seus habitantes", ressaltou.

Para o secretário-interino de Prevenção à Violência, André Moita, esse novo investimento cultural promoverá significativa transformação social. "Por meio desses espaços, o Governo de Alagoas irá possibilitar uma nova perspectiva de vida por meio da cultura, sobretudo para os jovens. É um importante instrumento, inclusive para afastar esses jovens do uso do álcool e das drogas, bem como do cenário de violência", destacou.

Critérios de seleção

Foram priorizados os municípios integrantes das maiores concentrações urbanas do país, levando em consideração a população, segundo estudo "Tipologias Intra-urbanas: Espaços de diferenciação socioeconômica nas Concentrações Urbanas do Brasil", do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além disso, foram selecionadas cidades alagoanas com população acima de 30 mil habitantes, integrantes das Regiões Imediatas Prioritárias, conforme o Índice Territorial dos Comitês de Cultura, estabelecido pelo Minc. Esses critérios garantem que os Centros Culturais sejam implantados em locais estratégicos, onde possam atingir um maior número de pessoas e ter um maior impacto na comunidade.

Centro cultural

Os CEUs da Cultura são equipamentos de pequeno a médio porte, com foco comunitário, que abrangem uma variedade de espaços dedicados à expressão corporal, educação cidadã, arte, meio ambiente, entre outros. Esses locais serão fundamentais como espaços de acolhimento cultural, divididos em módulos fixos, como bibliotecas, salas multiuso, banheiros e administração, e módulos eletivos, como cozinhas comunitárias, cine teatros, ateliês e incubadoras culturais.

Agência Alagoas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!