PREFEITURA SANTANA

Sistema prisional alagoano recebe melhorias para servidores e presos

Gestores da Seris e autoridades entregaram Estande de Tiro, Base de Intelig├¬ncia, módulo LGBTQIAP+ e biblioteca

Por Regina Carvalho, Letícia Aguiar e Janaina Marques / Ascom Seris em 04/04/2024 às 17:04:35
Matheus Omena / Ascom Seris

Matheus Omena / Ascom Seris

O sistema prisional alagoano foi contemplado, nesta quinta-feira (4), com entregas que vão beneficiar servidores públicos e permitir a ressocialização de pessoas privadas de liberdade.

Juntos aos demais gestores da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e autoridades do Poder Judici├írio, do Ministério Público Estadual, de políticos e integrantes do Governo do Estado, o secret├írio Diogo Teixeira conduziu a maratona de entregas. Dentre elas, o Estande de Tiro Policial Fl├ívio Leandro Rodrigues, que vai beneficiar policiais penais e integrantes de outras forças policiais de Alagoas.

Ainda com o intuito de fortalecer as ações de segurança, o sistema prisional passa a contar com a Base de Intelig├¬ncia da Polícia Penal. "Aqui no sistema foi investido mais de R$ 120 milhões de recursos próprios, com a construção de presídios, reformas e outras medidas. Para fazer a ordem e a disciplina temos que ter uma Polícia Penal preparada, equipada e motivada e por isso contamos hoje com a entrega desse estande e do setor de intelig├¬ncia que vai dar todas as condições para que os números entregues pela secretaria à sociedade alagoana melhorem ainda mais", destaca o secret├írio Diogo Teixeira, titular as Seris.

"A entrega do módulo LGBTQIAP+ é um compromisso nosso em fazer as regras de execução penal, dando local digno para que essas pessoas que cometeram ilícitos paguem, fazendo valer a ressocialização. É nosso dever enquanto Estado efetivar políticas públicas para que quando voltarem à sociedade sejam cidadãos melhores do que entraram", completa o secret├írio.

"Vi numa época que o policial entrava e fazia cursos de dois, tr├¬s, quatro ou cinco meses e com armamento dava dois ou tr├¬s tiros porque o custo é muito alto. Então quando vejo a criação de um estande disponibilizado especificamente para uma unidade e escuto que a ordem é integrar, vejo que é fundamental essa integração e que sejam instrumentalizadas unidades como esta para fortalecer ainda mais a instituição", disse o promotor Luiz Vasconcelos, parabenizando a entrega do estande de tiro pela Seris.

"Hoje é um dia de muita alegria, quando o sistema prisional alagoano passa a contar com mais um espaço destinado à leitura, evidenciando que as ações para o fortalecimento da educação estão sendo tratadas como prioridade e isso é muito importante pois o preso um dia dever├í deixar o local onde se encontra segregado e dessa forma soa como indispens├ível para a sociedade que o mesmo retorne ao convívio social em uma condição muito melhor que aquela existente no momento do ingresso no sistema prisional", enfatizou o desembargador João Luiz Azevedo Lessa.

Também nesta quinta, um anseio da população LGBTQIAP+ foi atendido pelo Governo de Alagoas, com a entrega de um módulo no Presídio Cyridião Durval. Como parte da solenidade, mais um espaço para leitura e estudo chegou ao sistema prisional. Trata-se da Biblioteca Heliônia Ceres, na Penitenci├íria de Segurança M├íxima de Alagoas (PenSM).

Os investimentos do Governo de Alagoas no Complexo Penitenci├írio são importantes no combate à criminalidade, j├í que permitem mais qualificação e preparo profissional dos policiais penais, que passam a contar com um estande de tiro. Os recursos estaduais são revertidos também para a reinserção social dos apenados, contribuindo para a redução da reincid├¬ncia criminal.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL