PREFEITURA SANTANA

IMA lança exposição e catálogo do VII Concurso de Fotografia Ambiental

Evento destaca imagens focadas em soluções para a poluição plástica e premia os vencedores do concurso

Por Maryana Carvalho / Ascom IMA em 03/06/2024 às 13:08:01
Rubem Filho / Cortesia

Rubem Filho / Cortesia

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) lança, nesta quinta-feira, 6, a partir das 9h, a exposição e o catálogo do VII Concurso de Fotografia Ambiental. O evento acontece no auditório do IMA e vai apresentar as imagens vencedoras e finalistas ao público pela primeira vez. A sétima edição do concurso teve como tema "Solução para Poluição Plástica", alinhado à proposta da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante o evento, será anunciado o tema da edição de 2024 do concurso.

O evento faz parte das comemorações do Mês do Meio Ambiente, celebrado em junho. Na ocasião, haverá também a cerimônia de premiação dos três primeiros colocados da categoria Geral, além de um prêmio para a vencedora da categoria Mulheres na Fotografia. Cada um receberá um prêmio de R$ 3 mil. O concurso contou com 53 inscritos, sendo 33 deles finalistas.

As fotografias foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por profissionais e especialistas da área, seguindo os critérios estabelecidos pelo edital do certame. A jornalista Amanda Môa, que atua na fotografia documental desde 2013, participou da avaliação. Outro jurado foi Ailton Cruz, repórter fotográfico e presidente da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Alagoas (AFORC-AL).

Pei Fang Fon, jornalista com 15 anos de experiência em fotografia, que iniciou sua carreira no jornal impresso da Gazeta de Alagoas, também integrou a comissão. Representando o IMA, o gerente de Mudanças Climáticas, Ramon Salgueiro analisou as imagens.

Objetivo

O objetivo da VII edição teve como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância de proteger o meio ambiente de forma sustentável. Os participantes foram desafiados a explorar os problemas causados pela poluição por plásticos e capturar imagens que revelassem não apenas a magnitude do problema, mas também soluções e ações individuais que pudessem fazer a diferença para o meio ambiente.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL