PREFEITURA SANTANA

Samu conscientiza estudantes da rede pĂșblica sobre primeiros socorros e perigos dos trotes

Ação ocorreu na Escola Municipal Higino Belo que fica bairro Farol, em Maceió

Por Arnaldo Santtos / Ascom Samu em 10/06/2024 às 19:05:34
Arnaldo Santtos / Ascom Samu

Arnaldo Santtos / Ascom Samu

O Projeto Samu nas Escolas levou conhecimento sobre primeiros socorros para crianças e adolescentes da Escola Municipal Higino Belo, no bairro Farol. A iniciativa teve o objetivo de conscientizar sobre emergĂȘncias, como engasgos, quedas, queimaduras, choque elétrico e desmaios, além de alertar sobre os problemas que os trotes para o nĂșmero 192 podem gerar.

Durante as apresentações dos acadĂȘmicos de medicina, enfermagem e serviço social, os alunos aprendem técnicas prĂĄticas de desobstrução de vias aéreas em casos de engasgo, tanto em crianças, quanto em adultos. Além disso, os estudantes foram instruĂ­dos sobre como agir em casos de queimaduras de diferentes graus, como identificar e tratar desmaios e o que fazer em situações de queda da própria altura.

A enfermeira Beatriz Santana, coordenadora-geral do Samu Maceió, destacou a importância da educação em primeiros socorros desde cedo. "Ensinar as crianças a reagir corretamente em situações de emergĂȘncia pode salvar vidas. Elas se tornam multiplicadoras de conhecimento em suas comunidades", frisou.

Além disso, ela reforçou para as crianças que os trotes são perigosos. "Cada segundo conta em uma emergĂȘncia e precisamos garantir que o socorro chegue a quem realmente precisa", salientou Beatriz Santana.

Adan Teles de Souza Fonseca, de 8 anos, estudante do 3Âș ano do Ensino Fundamental, expressou entusiasmo ao participar das atividades. "Eu aprendi a ajudar meus amigos se eles se engasgarem ou caĂ­rem. Agora sei como chamar ajuda e o que fazer até o socorro chegar", disse, enquanto conhecia o funcionamento de uma ambulância do Samu.

O Samu nas Escolas também aborda a questão do choque elétrico, orientando sobre os riscos e as medidas de segurança que devem ser tomadas para prevenir acidentes. As crianças receberam informações que podem fazer a diferença em momentos crĂ­ticos, como desligar a fonte de eletricidade antes de tentar socorrer alguém.

A professora Jesus Leal, diretora da Escola Municipal Higino Belo, elogiou o Samu nas Escolas. "Esse projeto é fundamental para nossas crianças. Elas aprendem não apenas a se proteger, mas também a proteger suas famĂ­lias e amigos. É um conhecimento que leva para a vida toda", enfatizou.

Ferramenta poderosa

Outro aspecto essencial abordado no projeto Samu nas Escolas foi a conscientização sobre os trotes. As crianças foram instruĂ­das sobre os prejuĂ­zos causados por chamadas falsas ao nĂșmero 192, que podem prejudicar os atendimentos reais e colocar vidas em risco.

"Com o Projeto Samu nas Escolas, o Samu Maceió não só fortalece a rede de assistĂȘncia à saĂșde, mas, também, planta sementes de conhecimento e responsabilidade nas futuras gerações. A educação em primeiros socorros é uma ferramenta poderosa para salvar vidas e criar uma comunidade mais preparada e consciente", destacou o secretĂĄrio de Estado da SaĂșde de Alagoas, médico Gustavo Pontes de Miranda.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL