PREFEITURA SANTANA

Hemoal inicia Semana Mundial do Doador de Sangue com coletas externas em Arapiraca e Maceió

Ações simultâneas acontecem das 8h às 16h e visam facilitar o acesso dos volunt√°rios à pr√°tica da doação sangu√≠nea

Por Josenildo Törres / Ascom Sesau em 10/06/2024 às 19:10:54
Carla Cleto / Ascom Sesau

Carla Cleto / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) inicia, nesta terça-feira (11), as comemorações alusivas à Semana Mundial do Doador de Sangue, promovendo duas coletas externas na capital e no interior do Estado. Em Arapiraca, a ação vai ocorrer das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Praça Marques da Silva, no Centro. No mesmo hor√°rio, também haver√° captação de doadores de sangue em Maceió, na sede da Justiça Federal de Alagoas (JFAL), situada na Avenida Menino Marcelo, no bairro Serraria.

Por meio das ações itinerantes o Hemoal contribui para facilitar o acesso dos alagoanos que desejam se candidatar à doação volunt√°ria de sangue. Ação que, paralelamente, contribui para manter estabilizado o estoque de sangue do hemocentro, visando abastecer as maternidades e hospitais públicos e filantrópicos de Alagoas.

Para se candidatar à doação volunt√°ria de sangue, é necess√°rio seguir os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Conforme portarias ministeriais, é necess√°rio ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos, além de bom bom estado de saúde.

No caso das pessoas acometidas por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, h√° impedimento permanente para doar sangue. Com relação às mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem gr√°vidas ou amamentando, ainda segundo o MS.

Ao comparecer ao posto de doação de sangue, o volunt√°rio deve portar um documento de identificação com foto e estar alimentado, evitando, apenas, alimentos gordurosos. O candidato à doação de sangue também não pode ter ingerido bebidas alcoólicas, o que é um fator que proíbe a doação sanguínea.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Coment√°rios

DETRAN AL