PREFEITURA SANTANA

Sesau assegura saĂșde da visão por meio do Ambulatório Estadual de Oftalmologia

Serviço faz parte do Programa Ver Melhor e tem assegurado procedimentos nas modalidades eletiva clĂ­nica e cirĂșrgica

Por Daniel Tavares / Ascom Sesau em 10/07/2024 às 17:33:45
Marco Antônio / Ascom Sesau

Marco Antônio / Ascom Sesau

O Ambulatório Estadual de Oftalmologia foi o primeiro neste segmento assistencial no serviço público de Alagoas e tem assegurado diversos procedimentos nas modalidades eletiva clínica e cirúrgica. Nesta quarta-feira (10), data que é celebrada o Dia da Saúde Ocular, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) destaca os avanços alcançados nessa ĂĄrea no Estado nos últimos anos, beneficiando milhares de alagoanos.

Em funcionamento no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), que fica no bairro Cidade UniversitĂĄria, em Maceió, o Ambulatório Estadual de Oftalmologia se tornou referĂȘncia em saúde ocular. Por meio dele, procedimentos cirúrgicos de catarata, pterígio (alteração na membrana transparente do olho), injeção intravítrea e cirurgia de calĂĄzio e pĂĄlpebras são ofertados para os alagoanos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretĂĄrio de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destaca que a pasta segue empenhada em garantir assistĂȘncia médica de qualidade em todas as especialidades. "O Ambulatório Estadual de Oftalmologia, que faz parte do Programa Ver Melhor, é uma conquista para a sociedade alagoana e tem ajudado milhares de pessoas a voltar a enxergar. Sabemos o quão preciosa é a nossa visão e é de suma importância a rede pública oferecer esses serviços na ĂĄrea oftalmológica", afirmou.

Estrutura

Uma equipe multidisciplinar, com oftalmologistas, anestesiologistas, enfermeiros especializados, técnicos de enfermagem, dentre outros profissionais da saúde, atua no atendimento aos pacientes. Por mĂȘs, o Ambulatório Estadual de Oftalmologia realiza entre 400 e 500 consultas. Além disso, são executadas de 150 a 200 cirurgias mensais, diminuindo a demanda reprimida existente em Alagoas.

De acordo com uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70% das pessoas que sofrem de cegueira no mundo poderiam estar enxergando se tivessem passado por um tratamento preventivo. Essa estatística só reforça a importância do Ambulatório Estadual de Oftalmologia para a promoção de saúde ocular em Alagoas.

Como ter Acesso

Para usar os serviços ofertados pelo Ambulatório Estadual de Oftalmologia, o paciente deve ser encaminhado por uma Unidade BĂĄsica de Saúde (UBS) do município de residĂȘncia, por meio do Sistema de Regulação do Estado (Sisreg). Uma avaliação médica serĂĄ realizada e, a depender do diagnóstico, ele poderĂĄ ser encaminhado para a realização de cirurgias e procedimentos.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL