A emoção marcou a entrega da edição 2024 da Comenda do Mérito Educativo Alagoano, honraria concedida pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) a educadores e demais personalidades com trajetória e contribuições destacadas à Educação de Alagoas. O evento, que não acontecia desde 2020 em virtude da pandemia, voltou este ano e prestou homenagem a 30 educadores. A cerimônia foi realizada na noite dessa quinta-feira (05) no Centro de Inovação de Jaraguá, em Maceió.
Na ocasião, também foi celebrado o aniversário de 62 anos do CEE, órgão responsável por orientar, fiscalizar e normatizar a educação no estado, além do lançamento das edições 23, 24, 25 e 26 da Edita, revista produzida e elaborada pelo Conselho.
"O CEE é um órgão essencial para a Educação de Alagoas, seja para a normatização e regularização, seja na formulação de políticas públicas. Estar aqui esta noite, homenageando educadores e educadoras que, ao longo de sua trajetória, contribuíram para as conquistas que temos hoje é uma honra. E o fato de voltarmos a celebrar a entrega da comenda após todas as restrições que tivemos na pandemia torna este evento ainda mais especial", frisa a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.
A presidente do CEE, Juliana Cahet, destaca a importância da honraria. "Hoje estamos reconhecendo educadoras e educadores que, ao longo de sua trajetória, deram uma contribuição valiosa para a Educação de Alagoas. A entrega da Comenda do Mérito Educativo é o reconhecimento de que este educador transformou a Educação enquanto esteve atuando", observa.
Juliana Cahet também citou o lançamento da Revista Edita, que traz todas as normas e pareceres emitidos pelo Conselho ao longo do ano. "A Edita é o veículo de comunicação do Conselho com a sociedade, trazendo toda a sua produção e marcos legais. Em virtude da pandemia, ficamos sem lançar a revista, mas, este ano, graças à sensibilidade e apoio da secretária Roseane Vasconcelos, pudemos atualizar estas publicações", recorda.
Os homenageados da noite também expressaram sua gratidão e alegria pelo reconhecimento da atuação na educação alagoana. É o caso de Marly Vidinha, presidente do Conselho Estadual de Educação, de 2020 a 2024, e que atualmente coordena a União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) Seccional Alagoas.
"Receber a comenda é uma honra que não se mede em palavras. É o reconhecimento do trabalho e da contribuição de educadores e educadoras que possuem compromisso social com a Educação de Alagoas", ressalta.
Fonte: Agência Alagoas