Os oficiais da Polícia Militar alagoana, tenente-coronel Hiraque Agnes e major Pedro de Oliveira, participam entre os dias 25 e 27 de setembro do 1Âș Encontro da Rede Nacional de Operações Ostensivas Especializadas (RENOE). O evento é realizado no edifício-sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília.
O encontro tem o objetivo de fomentar ações, boas prĂĄticas e articulação interinstitucional para a repressão qualificada ao crime organizado, por intermédio das unidades da Polícia Militar especializadas em policiamento tĂĄtico motorizado.
De acordo com o subcomandante de policiamento da Região Metropolitana, tenente-coronel Hiraque, o evento é coordenado pela Diretoria de Operações Integradas e de InteligĂȘncia (Diop), do MJSP, e visa integrar as polícias militares definindo diretrizes de ação que resultem na redução da criminalidade em todo o país.
"O intuito é consolidar o combate às organizações criminosas e o evento surge justamente para fortalecer essa integração e suscitar discussões buscando a melhor forma de desenvolver os trabalhos", ressaltou.
Entre as vertentes do programa RENOE estĂĄ o reforço nas aquisições de equipamentos especializados, desenvolvimento de planos estratégicos, padronização de procedimentos, capacitações e instruções e intensificação das operações em períodos estabelecidos.
Para o major De Oliveira, o RENOE surge também da necessidade de troca constante de experiĂȘncias em planejamento e ações reais de policiamento tĂĄtico ostensivo. "A direção é para o enfrentamento do crime organizado e a principal arma nesse tipo de combate é o trabalho com a informação", destacou.
Fonte: AgĂȘncia Alagoas