O Sistema Adutor do Agreste (SAA) será paralisado para manutenção preventiva programada nos próximos dias 4 e 5 de novembro. Os serviços serão realizados pela Agreste Saneamento, com acompanhamento de técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), e fazem parte do contrato de Parceria Público-Privada (PPP) entre as duas empresas.
A interrupção compreende atividades na estação de captação, no Rio São Francisco, e no booster (uma espécie de bomba), ambos em Traipu, além da Estação de Tratamento de Água (ETA), situada em Arapiraca. Entre os trabalhos previstos estão a inspeção em conjuntos motobombas, ajustes em quadros de comando elétrico, retirada de vazamentos em adutoras, e limpeza de tanques.
Devido à manutenção, o abastecimento de água ficará deficiente nos dois dias em Craíbas, Igaci e para a parte alta de Arapiraca, formada pelos seguintes bairros Alto do Cruzeiro, Baixa Grande, Brasiliana, Bom Sucesso, Caititus, Capiatã, Cavaco, Cohab Nova, Cohab Velha, Eldorado, Jardim Maria, Jardim Esperança, Novo Horizonte, Planalto, Santa Edwirges, Santa Esmeralda, Senador Arnon de Mello, Senador Nilo Coelho, Senador Teotônio Vilela e Vila São Vicente.
Já na parte baixa de Arapiraca e em outras cidades da região Agreste, o abastecimento não sofrerá interrupções no período, visto que são atendidas por meio do antigo Sistema Coletivo do Agreste (SCA).
Quando as atividades forem concluídas e o Sistema Adutor do Agreste (SAA) reativado, o fornecimento de água será retomado gradativamente. A manutenção é importante para garantir melhor funcionamento de equipamentos e segurança hídrica para a região, evitando, assim, paradas emergenciais prolongadas.
A Casal e a Agreste Saneamento contam com a compreensão da população e orientam para a prática de consumo consciente de água, evitando o desperdício. Para outras informações, a Companhia disponibiliza o Call Center 0800 082 0195, que atende todos os dias, das 7h às 20h.
Fonte: Agência Alagoas