Mais de 60% da obra de ampliação do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) já foram executadas e devem ser concluídas em fevereiro de 2025. A Ordem de Serviço para ampliação do campus da universidade em Arapiraca foi assinada em junho deste ano pelo governador Paulo Dantas, com investimentos em mais de R$ 12 milhões, em recursos do Tesouro Estadual.
O diretor do Campus Arapiraca, Marcos Alexandre, informou que as obras começaram em outubro deste ano e estão sendo executadas rapidamente por se tratar de estruturas pré-moldadas. Formado em matemática, Marcos Alexandre disse que tem um sentimento de pertencimento em relação à universidade.
"A ampliação vai permitir a oferta de mais vagas para o ensino superior na região, e a definição de implantação de novos cursos depende da realização de concurso público para professores. Ao todo são seis Campi da Uneal: Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel, Maceió e União dos Palmares, totalizando 7 mil e 38 cursos", destaca.
O Campus I, de Arapiraca, concentra o maior número de estudantes, cerca de 2.400 alunos e 100 servidores, destes 70 professores, com 11 cursos de graduação. "Vale destacar que 80% dos professores da rede pública são oriundos dos cursos da Uneal, de acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio [Seplag]", informou o diretor do Campus Arapiraca.
A obra de ampliação do Campus Arapiraca se constitui de sete blocos, com ambientes de cada um deles se conectando por meio de passarelas. Serão 12 salas de aulas, laboratórios e um ginásio na ampliação. Na área externa estão o bicicletário, castelo d"água, pátio aberto e circulação de carga e descarga.
A história do Campus I teve início em 13 de outubro de 1970, quando da criação da então Fundação Educacional do Agreste Alagoano (Funec). Desde essa data, a unidade assistiu às transformações da instituição que passou a ser chamada de Fundação Universidade Estadual de Alagoas (Funesa), em 1995, quando foi estadualizada e, finalmente, em 2006, tornou-se autarquia intitulada Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
Fonte: Agência Alagoas