O governador Paulo Dantas, ao lado do secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Silvio Bulhões, inaugurou nesta quinta-feira (28) o 11° laboratório do OxeTech no Estado, na cidade de Arapiraca.
Durante a solenidade, foi assinado o Termo de Cooperação entre o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e a Prefeitura Municipal de Arapiraca para a execução do OxeTech Lab. O programa é voltado para a qualificação e capacitação da população do município em áreas como programação, desenvolvimento de software e outros do segmento de tecnologia e informação.
Na solenidade, o governador Paulo Dantas reforçou a importância da produção de conhecimento para promover o desenvolvimento sócio-econômico do estado. "Programas como o OxeTech têm a capacidade de fazer com que a cidade evolua, com que as pessoas prosperem, cresçam, porque não há nada mais importante e fundamental do que a produção de conhecimento para enfrentar esse mercado competitivo", disse . Paulo lembrou que o OxeTech já formou cerca de 17 mil profissionais, seja de forma presencial ou online. "Nós estamos inaugurando o 11º laboratório, e estamos trazendo um programa de mentorias, com o qual vamos poder assessorar os empreendedores nessa área, que eu considero uma área que o povo de Arapiraca hoje tem vocação", completou.
Com um investimento de cerca de R$ 2,2 milhões (R$ 200 mil por laboratório), o programa já beneficia as cidades de São Miguel dos Campos, Penedo, Murici, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Traipu, Pão de Açúcar, Maceió (com 2 laboratórios) e Batalha. São mais de 4 mil alunos certificados presencialmente e mais de 13 mil por meio da plataforma on-line (oxetech.al.gov.br), com cursos EAD.
O crescimento da rede de laboratórios OxeTech fomenta, ainda mais, a tecnologia como vetor de progresso e transformação socioeconômica, através de cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas CT&I. Para o titular da Secti, Silvio Bulhões, é uma alegria entregar o 11° laboratório em Arapiraca. "Toda vez que a gente fazia uma entrega de Laboratório Oxe Tech, alguém de Arapiraca reclamava porque o municipio ainda não tinha. E, certamente, com muito mérito, porque Arapiraca, além de ser uma das maiores cidades do Estado, é um polo de desenvolvimento econômico regional", acrescentou Silvio.
O secretário lembrou que ciência, tecnologia e inovação são vetores de desenvolvimento econômico. "Estamos falando de formar profissionais que transformem a realidade da região, e que cada vez mais possam acessar empregos melhores, uma melhor renda e oportunidades que gerem o desenvolvimento social", observou Bulhões.
Além da entrega do laboratório, foi lançando também o aplicativo do programa, já disponível na Play Store (Android) e na Apple Store (IOS). "A nova plataforma do Oxe Tech tem os conteúdos para quem não quer cursar no laboratório, por exemplo, quer fazer esses cursos em casa. A gente atualizou toda a plataforma, deixou mais interativa, mais intuitiva, mais fácil de consumir o seu conteúdo, e, acima disso, para gerar ainda mais oportunidades para as empresas alagoanas, especialmente aqui do Agreste, que tem um movimento muito forte de startups e empresas de base tecnológica", salientou o titular da Secti.
Além da expansão dos laboratórios do OxeTech, o Governo do Estado vai ampliar os programas de fomento ao empreendedorismo inovador, com a interiorização do Programa Mentoring Team, que consiste em um time de mentores que prestam serviço para quem pretende abrir ou alavancar o seu negócio, de forma gratuita. O programa é uma parceria entre a Secti e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).
Com essa ampliação, o Mentoring Team passará a prestar atendimento presencial, de forma gratuita para as empresas apoiadas pelo Governo de Alagoas, de forma quinzenal, na cidade de Arapiraca. O objetivo é garantir o impulsionamento da interiorização das ações voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo que estão sendo desenvolvidas no estado. "Arapiraca realmente estava precisando desse programa trazido pelo Governo de Alagoas. Estamos vivendo o tempo da tecnologia, da inteligência oficial, da robótica", assegurou o secretário municipal de Governo de Arapiraca, Yale Fernandes,
"É um mercado novo, e nossos jovens estão embarcando nessa capacitação que o Governo de Estado está proporcionando junto com a Prefeitura de Arapiraca. Temos certeza que daqui vão sair muitas ideias e inovações brilhantes, porque a Arapiraca tem essa característica de pessoas que buscam sempre trazer o melhor para a nossa cidade", destacou Yale.
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, disse que o Programa Oxe Tech é muito importante porque faz parte de um rol de programas que Paulo Dantas tem lançado nos últimos anos, desde que assumiu o governo.
"O OxeTech é apenas a porta de saída de uma metodologia de investimentos em formação de pessoas que começa desde a educação básica. E aqui temos a secretária Roseane Vasconcelos, que faz um trabalho fantástico na Secretaria de Educação, e a gente tem visto isso a partir dos avanços para dos índices do IDEB", enfatizou Guedes. "Os estudantes da educação básica têm a oportunidade de se qualificar e dar continuidade a suas capacitações", completou.
A solenidade contou com a presença do deputado estadual Ricardo Nezinho; do secretário municipal de Ciência e Tecnologia de Arapiraca, Hibernon Cavalcanti; a ex-prefeita Célia Rocha, estudantes e instrutores do OxeTech.
Fonte: Agência Alagoas