A artista visual e educadora Amanda Bambu realizará, de 2 a 6 de dezembro, o Laboratório Itinerante de Fotografia Subversiva, no bairro do Jacintinho, em Maceió. O projeto busca capacitar os moradores locais para narrar suas histórias por meio da fotografia.
"O laboratório visa transformar a marginalização das periferias em protagonismo cultural, reconhecendo esses espaços como palcos de resistência, voz e visibilidade. Por meio da fotografia, os participantes poderão explorar a riqueza de sua própria cultura e ressignificar as narrativas muitas vezes impostas de fora", disse Amanda, reconhecida por sua trajetória na fotografia documental e suas contribuições à arte e poesia.
As oficinas contam com a participação do educador Roger Silva, conhecido por sua abordagem crítica e criativa em fotografia e arte visual. A ação reafirma o compromisso com a democratização da arte e a valorização das histórias periféricas, conectando identidade, resistência e expressão artística em uma experiência transformadora.
O projeto é realizado com recurso do Governo Federal, via Lei Paulo Gustavo, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.
O quê: Laboratório Itinerante de Fotografia Subversiva
Quando: 2 a 6 de dezembro
Onde: Comunidade do Jacintinho, Maceió
Inscrições: Instagram @amandabambu
Fonte: Agência Alagoas