PREFEITURA SANTANA

Banca Examinadora do Detran recebe instrução para atender candidatos em Libras

Treinamento, que teve início nessa segunda-feira (10), alcançará todos os examinadores

Por João Victor Barroso / Ascom Detran em 11/02/2025 às 16:33:21
Kamylla Lima / Ascom Detran

Kamylla Lima / Ascom Detran

Buscando acolher todos os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) iniciou a instrução básica de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para os examinadores que atuam na banca examinadora, realizando as provas práticas. A primeira etapa do treinamento aconteceu no auditório do Detran Alagoas, em Maceió, nessa segunda-feira (10).

Participaram da instrução dessa segunda-feira os 19 examinadores de Maceió, que puderam conhecer um pouco sobre a história e a etimologia da Libras, evolução dos tratados internacionais, identificação dos sinais, como deve ser feita a abordagem às pessoas surdas, além de um treinamento prático.

De acordo com Manassés Mesquita, chefe da Comissão Examinadora de Trânsito do Detran Alagoas, vêm aumentando o número dos usuários com deficiência auditiva, e esse público precisa ser acolhido e bem atendido, especialmente na hora da prova prática, que é um momento de tensão para a maioria dos candidatos. Em Alagoas, 147 pessoas surdas possuem CNHs, habilitadas nas categorias A, B, D e E.

Foto / Kamylla Lima / Ascom Detran

"No momento do exame prático, muitos candidatos ficam nervosos, preocupados com o percurso, em não esquecer nada do que treinou, e para os candidatos com deficiência auditiva, a comunicação pode ser mais uma barreira, mais uma situação que gere um nervosismo. Pensando nisso, em diminuir essa dificuldade, estamos instruindo nossos examinadores em Libras, para que os candidatos se sintam ainda mais acolhidos e respeitados", explicou.

O treinamento foi ministrado pelo soldado da Polícia Militar de Alagoas Luan Guedes. "Essa capacitação é de fundamental importância, pelo fato de aumentar a inclusão das pessoas surdas, e os agentes públicos precisam estar aptos e saber lidar com essa comunicação e essa intervenção junto a esses candidatos, que podem conduzir perfeitamente um veículo", afirmou o instrutor e intérprete de Libras.

A próxima etapa da instrução será com os examinadores que atuam no interior do estado.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

CONTABILIDADE