PREFEITURA SANTANA

Corpo de Bombeiros combate fogo em vegetação próximo à residência em Penedo

Chamas foram debeladas com a utilização de técnicas de combate a incêndios

Por Alessandra Lima* / Ascom CBMAL em 11/02/2025 às 16:51:21
Ascom CBMAL

Ascom CBMAL

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atuou, na noite dessa segunda-feira (10), no combate a um incêndio em vegetação no quintal de uma residência localizada na Rua Santo Antônio, no bairro do Senhor do Bonfim, em Penedo. Segundo informações preliminares, os moradores atearam fogo em entulhos no quintal, mas as chamas saíram do controle e se aproximaram da residência.

Ao chegar ao local, a guarnição, composta por três militares, encontrou a vegetação em chamas, representando um grande risco não apenas ao meio ambiente, mas também à segurança da população, uma vez que o fogo estava próximo a outras residências.

Com o auxílio de uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), técnicas de combate a incêndios e equipamentos adequados, as chamas foram controladas com sucesso. Felizmente, ninguém ficou ferido.

O que fazer em caso de incêndio?

O CBMAL ressalta que não é indicado fazer fogueiras em locais com mata ou entulhos, pois a prática aumenta o risco de chamas se alastrarem. Caso seja necessário fazer uma fogueira, certifique-se de apagá-la completamente antes de sair, utilizando água ou terra para garantir que não haja brasas remanescentes. Outra medida eficaz é a construção de aceiros, que são faixas de terra livres de vegetação e funcionam como barreiras para impedir a propagação do fogo. Além disso, mantenha fósforos e outros materiais inflamáveis fora do alcance de crianças, reduzindo o risco de acidentes.

Essas dicas ajudam a evitar a proliferação de incêndios, preservando o meio ambiente, vidas e patrimônios. A conscientização e a adoção dessas práticas simples são essenciais para evitar danos ambientais e proteger a segurança de todos. Em caso de emergência ou incêndio, entre em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

*Estagiária sob supervisão.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

TELECOM INTERNET