PREFEITURA SANTANA

Sesau destaca importância de adesão dos municĂ­pios ao Programa SaĂșde na Escola

Os 102 municĂ­pios alagoanos tĂȘm atĂ© o dia 21 de março para realizar a inscrição

Por Fabiano Di Pace / Ascom Sesau em 12/02/2025 às 17:25:17
Carla Cleto / Ascom Sesau

Carla Cleto / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) reforça junto aos 102 municípios alagoanos a importância do preenchimento do Termo de Adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE). O programa, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e executado pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), estĂĄ com inscrições abertas através do link https://egestorab.saude.gov.br/ até o próximo dia 21 de março.

O programa tem o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes. Isso porque, por meio dele, são desenvolvidas ações de promoção, prevenção e atenção à saúde entre a comunidade escolar.

Foto / Carla Cleto / Ascom Sesau

"O objetivo maior do PSE é evitar a evasão escolar, por meio de ações educativas que os municípios considerem importantes, de acordo com seu território. Com isso, eles conseguem proteger os estudantes de adoecimentos, de agravo de comportamento, por exemplo, além de desenvolver ações voltadas à preservação da saúde mental e contra a violĂȘncia doméstica", frisa o coordenador estadual do PSE, Eloy Yanes.

Ainda de acordo com o coordenador estadual do PSE, todas as ações tĂȘm o papel de proteger a população escolar para que ela não adoeça e, consequentemente, não exista perda do aprendizado e do acompanhamento escolar ao longo do ano letivo. Eloy Yanes enfatiza que o Programa Saúde na Escola atua com a proposta de auxiliar na formação dos estudantes em parceria nas trĂȘs esferas de poder (municipal, estadual e federal), sempre com alunos da Rede Pública de Ensino.

Foto / Carla Cleto / Ascom Sesau

"Para isso, o Programa Saúde na Escola conscientiza sobre os males causados pelo uso de tabaco e outras drogas e evidencia as medidas preventivas para evitar a gravidez na adolescĂȘncia, ensina como agir na necessidade de prestar primeiros socorros. Ele também mostra, por exemplo, como evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis, a exemplo do HPV e do HIV, e orienta sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue", exemplifica Eloy Yanes.

O secretĂĄrio de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, reforça que a adesão dos 102 municípios alagoanos ao Programa Saúde na Escola é fundamental. "O cuidado com a saúde dos nossos alunos representa o zelo com o futuro e é importante que todos os gestores municipais realizem a inscrição no PSE", reforça o gestor da saúde estadual.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

TELECOM INTERNET