PREFEITURA SANTANA

Covid-19: Alagoas recebe mais 10.530 doses da vacina Pfizer para imunizar população

Além de Maceió e Arapiraca, imunizante também será distribuído para São Miguel dos Campos e Marechal Deodoro após capacitação realizada pelo PNI/AL

Por João Victor Barroso em 05/06/2021 às 17:02:56
Carla Cleto

Carla Cleto

Avançar na imunização da população contra a Covid-19 é a garantia para vencer a pandemia. E para acelerar a Campanha de Vacinação contra o Novo Coronavírus, Alagoas recebeu 10.530 doses da vacina Pfizer, enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). Os imunizantes chegaram a Maceió no final da tarde desta sexta-feira (4) e estão à disposição dos municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos a partir deste sábado (5).

Os municípios de Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos estão aptos a receber os imunizantes após terem passado por capacitação com os técnicos do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A capacitação contemplou 100 municípios e os técnicos do PNI precisam verificar nas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) se as gestões conseguem acondicionar as vacinas e realizar a aplicação das doses.

Com a chegada da nova remessa, os técnicos do PNI/AL fizeram o cadastro dos imunobiológicos no sistema do Ministério da Saúde e armazenaram as doses em freezers destinados especificamente para o armazenamento da vacina, que precisa ser feito em temperatura negativa entre -25° e -15° Celsius. Depois de concluídas essas etapas, as doses foram enviadas para as Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizada em Maceió e Arapiraca.

Do total de imunizantes recebidos, o PNI/AL irá distribuir 1.530 para Arapiraca, 7.020 para a capital alagoana, 420 vacinas para Marechal Deodoro e 390 doses para São Miguel dos Campos. As outras 1.170 doses da Pfizer ficarão armazenadas para as cidades de Atalaia, União dos Palmares, Coruripe e Teotônio Vilela. Esses municípios estarão liberados para receber o imunobiológico depois das visitas técnicas que estão sendo feitas pelos profissionais do PNI/AL para a análise da estrutura municipal e das adequações solicitadas no treinamento realizado com 100 municípios alagoanos.

Para as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) retirarem as doses e insumos para a vacinação é necessário fazer uma requisição via Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e agendar previamente com a central de Maceió pelo e-mail: [email protected].

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL