PREFEITURA SANTANA

Relator pede suspensão do mandado de Daniel Silveira por seis meses

O relator da representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), deputado Fernando Rodolfo (PL-PE), pediu hoje (9) a suspensão do mandato do deputado por seis meses

Por Redação em 09/06/2021 às 16:20:37

O relator da representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), deputado Fernando Rodolfo (PL-PE), pediu hoje (9) a suspensão do mandato do deputado por seis meses. Silveira responde processo por quebra de decoro parlamentar no episódio do vĂ­deo publicado pelo parlamentar com crĂ­ticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e de apologia ao Ato Institucional (AI-5), instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, que fechou o Congresso Nacional e cassou mandatos de juĂ­zes e parlamentares. A pedido do relator, o presidente do colegiado, Paulo Azi (DEM-BA), concedeu um pedido de vista coletiva por 48 horas.

O processo contra Daniel Silveira tem por base sete representações diferentes de autoria dos partidos PSOL, PT, PDT, PCdoB, PSB, Rede e Podemos, juntados em uma Ășnica representação.

Em seu parecer, o relator disse que o princĂ­pio da imunidade parlamentar não possui carĂĄter absoluto e que a imunidade parlamentar não deve ser utilizada em benefĂ­cio próprio ou para "causar dano a outrem, mas, sim, em proveito da população".

"A imunidade material não autoriza o parlamentar a proferir palavras a respeito de qualquer coisa e de qualquer um, tampouco a prĂĄtica atos em dissonância com a dignidade deste parlamento. As prerrogativas conferidas pela Constituição Federal aos congressistas não podem ser utilizadas em benefĂ­cio próprio", disse.

As ameaças feitas por Daniel Silveira motivaram sua prisão em flagrante, no dia 16 de fevereiro, após a divulgação do vĂ­deo, por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes.

A decisão foi confirmada tanto pelo pelo plenĂĄrio do Supremo quanto pelo plenĂĄrio da Câmara dos Deputados.


Posteriormente, o ministro Alexandre de Moraes determinou que Daniel Silveira cumprisse a prisão em regime domiciliar, com o uso de tornozeleira eletrônica, e autorizou o deputado a retomar o mandato de deputado, autorizando que participe remotamente, na própria residĂȘncia, das sessões da Câmara.

Na sequĂȘncia, a Suprema Corte decidiu, por unanimidade, aceitar a denĂșncia da Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR) contra o deputado pela prĂĄtica de agressões verbais e ameaça a ministros da Corte. O parlamentar passou à condição de réu e responde a um processo criminal.

Durante a instrução do processo, Daniel Silveira se defendeu afirmando que as acusações seriam uma "caça às bruxas". Hoje, o deputado disse que só se manifestarĂĄ no momento de discussão e deliberação da matéria.

A deputada Fernanda Melchiona (PSOL-RS) manifestou discordância da decisão do relator de aplicar a pena de suspensão do mandato, e anunciou que o partido vai protocolar um voto em separado pedindo que a pena aplicada a Daniel Silveira seja a cassação do mandato.

"O vĂ­deo que ele fez contra o Supremo e os ministros, por si, justifica a cassação de mandato", disse a deputada. "Uma punição mĂ­nima acaba sendo um salvo-conduto para esse tipo de gente e Daniel Silveira precisa ser cassado", reiterou.

Outro processo

Além do processo por falta de decoro parlamentar, Daniel Silveira responde a outra representação no Conselho de Ética por atos praticados durante a disputa pela liderança do PSL, em 2019. Na ocasião, o deputado gravou uma reunião sigilosa do partido no interior da Câmara dos Deputados.

A representação foi apresentada pelo próprio PSL. O partido argumentou que Daniel Silveira agiu de maneira premeditada e quebrou o decoro parlamentar ao "ardilosamente, premeditadamente, com fins polĂ­ticos, manipular debate pĂșblico, gravando reunião sigilosa de seu partido, dentro da Câmara dos Deputados, e liberar gravação à mĂ­dia nacional, ridicularizando esta Casa e os parlamentares de que dela participam".

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL