Logo

Viana (ES) começa a vacinar população com meia dose da AstraZeneca

Moradores voluntários da cidade de Viana (ES) começaram a se vacinar neste domingo (13) com meia dose da vacina AstraZeneca/Oxford

Por Redação em 13/06/2021 às 23:27:53

Moradores volunt√°rios da cidade de Viana (ES) come√ßaram a se vacinar neste domingo (13) com meia dose da vacina AstraZeneca/Oxford. Eles fazem parte de um projeto voltado a avaliar a efic√°cia de uma dose menor do imunizante na redu√ß√£o do n√ļmero de casos de covid-19.

A a√ß√£o tem como p√ļblico-alvo aproximadamente 35 mil pessoas entre 18 a 49 anos que n√£o fazem parte do grupo priorit√°rio estabelecido pelo Plano Nacional de Imuniza√ß√Ķes (PNI) e ainda n√£o foram vacinadas. De acordo com o governo estadual, a participa√ß√£o é volunt√°ria e a vacina√ß√£o ser√° realizada com doses doadas pelo PNI.

O projeto de vacina√ß√£o em massa, batizado de Projeto Viana Vacinada, faz parte de um estudo cient√≠fico realizado por pesquisadores do Hospital Universit√°rio da Universidade Federal do Esp√≠rito Santo (Ufes) e da Funda√ß√£o Oswaldo Cruz (Fiocruz) e conta com o apoio da Organiza√ß√£o Pan-Americana da Sa√ļde (Opas) e do Ministério da Sa√ļde.

A iniciativa é justificada devido à falta de vacinas para imuniza√ß√£o em massa. O Viana Vacinada também vai avaliar, entre outros pontos, a diminui√ß√£o de n√ļmeros de casos de covid-19, com interna√ß√Ķes e mortes.

"Além do benef√≠cio do acesso à vacina√ß√£o contra covid-19 para o participante, a estratégia de vacina√ß√£o de toda a popula√ß√£o, também tem o objetivo de reduzir a transmiss√£o do v√≠rus em Viana. O resultado desse estudo pode reorientar a estratégia de vacina√ß√£o no Brasil e no mundo com mais vacinas para mais pessoas em menos tempo", diz a p√°gina do projeto na internet.

A efic√°cia da estratégia de vacina√ß√£o com meia dose j√° foi testada e utilizada em outros momentos de emerg√™ncia de sa√ļde p√ļblica, como na epidemia de febre amarela, em que obteve √™xito e garantiu a vacina√ß√£o do Brasil e da África.

A vacina√ß√£o dos cidad√£os de Viana ocorrer√° até as 17h em 174 salas de 35 zonas eleitorais espalhadas pela cidade.

Ao todo, ser√£o 450 vacinadores volunt√°rios, cedidos pelo governo do estado, munic√≠pio e institui√ß√Ķes de ensino.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
GOVERNO DE ALAGOAS