PREFEITURA SANTANA

Samu atende mais de 1.200 ocorrências de pacientes em surto psiquiátrico no 1º semestre

De janeiro a junho deste ano, 1.295 pessoas foram atendidas pelas equipes do órgão em todo Estado, sendo este, o quinto caso mais comum entre os mais de 38 mil socorros realizados no primeiro semestre

Por Uadson Barros em 28/07/2021 às 21:33:30
Uadson Barros

Uadson Barros

Salvar vidas é a missão diária dos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas. Entre as ocorrências mais comuns que estes profissionais atenderam, nos seis primeiros meses deste ano, estão os surtos psiquiátricos. De janeiro a junho deste ano, 1.295 pessoas foram atendidas pelas equipes do órgão em todo Estado, sendo este, o quinto caso mais comum entre os mais de 38 mil socorros realizados no primeiro semestre.

Para o atendimento das ocorrências pré-hospitalares móveis de pacientes em surto psiquiátrico, a depender da gravidade do caso, podem ser encaminhadas uma Unidade de Suporte Básico (USB) ou uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Além disso, uma guarnição da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) também é acionada para garantir a segurança física dos profissionais e do próprio paciente.

"Durante a abordagem, visando garantir uma assistência humanizada ao paciente, nós sempre respeitamos o espaço individual da pessoa, fazendo contado visual, ouvindo e identificando as necessidades e os sentimentos da vítima. A partir daí, vamos tentando buscar soluções, através de uma abordagem verbal, para que o paciente se sinta confortável e aceite o nosso atendimento", explica a enfermeira do Samu Alagoas, Tatiana Almeida.

Caso a abordagem verbal não funcione e o paciente esteja muito agitado ou agressivo, as equipes do Samu Alagoas partirão para a os protocolos de contenção física ou química, sendo esta última feita apenas por meio da equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA). "A contenção física consiste no posicionamento estratégico dos socorristas ao redor do indivíduo em crise psiquiátrica, onde eles efetuarão a imobilização dos membros do paciente. Caso não seja possível a contenção física da vítima, a contenção química será efetuada. Nossos socorristas estão sempre prontos para garantir o melhor atendimento a esses pacientes", pontuou a enfermeira do Samu Alagoas.

Quando acionar o Samu – O Samu Alagoas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado através do número 192 para realizar o atendimento pré-hospitalar móvel de pacientes em surtos psiquiátricos. O serviço também atende ocorrências com vítimas de acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, engasgos, quedas de altura, afogamentos, queimaduras, casos obstétricos, casos clínicos, como suspeitas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), suspeitas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), além de pacientes com casos suspeitos ou infectados pela Covid-19.

Fonte: Portal do Governo de Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL