PREFEITURA SANTANA

Senado confirma recondução de Augusto Aras na chefia da PGR

No total, ele obteve 55 votos favorĂĄveis e dez contrĂĄrios. Eram necessĂĄrios 41 votos para garantir a recondução do jurista

Por Redação em 25/08/2021 às 12:15:10

O plenĂĄrio do Senado aprovou, na tarde de hoje (24), a recondução de Augusto Aras ao cargo de procurador-geral da RepĂșblica. Aras ocupa o posto desde setembro de 2019, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro e, com a decisão dos senadores, ficarĂĄ no cargo por mais dois anos, até 2023. No total, ele obteve 55 votos favorĂĄveis e dez contrĂĄrios. Eram necessĂĄrios 41 votos para garantir a recondução do jurista.

Antes do nome de Aras chegar ao plenĂĄrio, ele foi sabatinado pelos senadores na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. E, após cerca de seis horas de perguntas dos parlamentares, a sua recondução foi aprovada por 21 votos favorĂĄveis e 6 contra .

Sabatina

Durante sua sabatina, Aras afirmou que as instituições estão "funcionando normalmente" no Brasil, apesar do que ele chamou de "clima de polarização danoso" existente no paĂ­s. "As instituições estão funcionando normalmente. O que não significa dizer que não vivamos um clima de polarização extremamente danoso à democracia. Com a polarização, um procurador que tem compromisso com a Constituição não agrada nem ao governo, nem à oposição".

Na avaliação do procurador-geral da RepĂșblica, sua atuação tem sido "técnica e discreta" no comando do órgão. Aras se defendeu de crĂ­ticas quanto a sua atuação em casos envolvendo agentes polĂ­ticos. Em resposta, ele alegou querer evitar injustiças. "DenĂșncias açodadas sem lastro probatório suficiente depois acabam frustrando expectativas e desacreditando o sistema de Justiça".

A Procuradoria-Geral da RepĂșblica é o principal órgão de cĂșpula do Ministério PĂșblico brasileiro, composto pelas esferas estadual, federal, militar e do trabalho. A instituição tem a função constitucional de defender os direitos sociais e individuais, a ordem jurĂ­dica e o regime democrĂĄtico do paĂ­s.

* Colaborou Alex Rodrigues

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL