PREFEITURA SANTANA

Site da Anvisa é atacado por hackers; agência explica que dados não foram afetados

Invasores colocaram uma bandeira da Argentina no site, o que indica uma relação com a suspensão do jogo que seria feito contra o Brasil no último domingo (5). Site da Anvisa sofreu ataque cibernético na tarde desta quarta-feira (8)

Por Redação em 08/09/2021 às 21:22:24
Anvisa | Reprodução

Anvisa | Reprodução

Um dos sites da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sofreu um ataque cibernético na tarde desta quarta-feira (8). Na página, os invasores colocaram uma bandeira da Argentina e uma mensagem.

O site alvo da ação é o dedicado ao preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV), um documento obrigatório para todos os turistas vindos do exterior que desejam entrar no Brasil por via aérea.

O ataque ocorre três dias depois da suspensão do jogo entre Brasil e Argentina. A partida foi cancelada após a agência entrar em campo para retirar atletas argentinos que descumpriram a exigência de quarentena prévia para entrada no país.

Na tarde de domingo (5), as duas seleções disputariam jogo pelas eliminatórias da Copa do Mundo na Neo Química Arena, em São Paulo. A decisão da agência de entrar em campo foi tomada depois de seguidas tentativas de impedir que os jogadores irregulares fossem ao estádio e participassem da disputa.

Em suas declarações nos formulários de entrada no país, a delegação argentina omitiu que 4 jogadores estiveram no Reino Unido.

Anvisa queria que argentinos ficassem em quarentena e não suspensão de jogo do Brasil, diz diretor

Viajantes com esta procedência precisam cumprir uma quarentena prévia antes de entrar no Brasil. A medida entrou em vigor no dia 30 de dezembro de 2020.

Quando a Anvisa interrompeu a partida, 3 dos 4 atletas que deveriam estar em quarentena estavam em campo. O clássico Brasil e Argentina foi suspenso pela Conmebol.

Entenda a suspensão do jogo entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo

No ataque cibernético, os hackers acessaram a página de Declaração de Saúde do Viajante (DSV), onde consta o formulário necessário para a entrada de viajantes vindos do exterior no Brasil.

"Assim que identificou o ataque, a área de segurança digital da Anvisa entrou em contato com os órgãos de segurança do Governo Federal para as ações cabíveis", explicou a agência. "O formulário ficou fora do ar entre 15h35 e 17h10. O serviço, no momento, está operando normalmente."

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL