PREFEITURA SANTANA

Conselho de Ética notifica deputados Daniel Silveira e Flordelis

Os deputados federais Daniel Silveira (PSL-RJ) e Flordelis (PSD-RJ) foram notificados pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados dos processos instaurados no órgão para apurar se quebraram o decoro parlamentar

Por Redação em 02/03/2021 às 08:35:08

Os deputados federais Daniel Silveira (PSL-RJ) e Flordelis (PSD-RJ) foram notificados pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados dos processos instaurados no órgão para apurar se quebraram o decoro parlamentar. A informação foi oficializada na reunião do colegiado nesta terça-feira (2). Com a notificação, os deputados terão agora dez dias Ășteis para apresentar defesa por escrito.

Para se defenderem, Silveira e Flordelis poderão arrolar até oito testemunhas. Após esse prazo, as relatorias tĂȘm 40 dias Ășteis para coletar provas e depoimentos de testemunhas, e mais dez dias para apresentar um relatório e votĂĄ-lo.

No caso de Silveira, o relator do parecer serĂĄ o deputado Fernando Rodolfo (PL-PE). No de Flordelis, serĂĄ Alexandre Leite (DEM-SP). Em ambos, os processos podem resultar na perda do mandato.

Ontem (1°) à noite, o presidente do colegiado, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), informou sobre a notificação dos parlamentares. Tanto Silveira, quanto Flordelis foram representados no conselho pela Mesa Diretora da Câmara. O primeiro, na semana passada, em razão da conduta registrada em um vĂ­deo onde o deputado faz agressões verbais e incita a violĂȘncia contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Entenda

A deputada Flordelis, representada em outubro do ano passado, é acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, morto a tiros no dia 16 de junho de 2019 na casa da famĂ­lia, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Além do processo instaurado na semana passada contra Silveira, o Conselho de Ética abriu hoje mais sete representações contra o deputado. Seis delas, apresentadas pelos partidos PSOL, PT, PDT, PSB, PCdoB e Rede receberam pedido de requerimento para ser apensadas em um Ășnico processo, por apresentarem o mesmo teor. A decisão caberĂĄ à Mesa Diretora da Câmara.

A outra representação vai apurar a conduta de Silveira durante manifestações antifascistas, em maio do ano passado. Na ocasião, Silveira, gravou um vĂ­deo em que disse torcer para um manifestante passar em sua frente em um "dia muito ruim" para que "eu descarregue minha arma".

Para esta representação foram sorteados trĂȘs possĂ­veis relatores: Professora Rosa Neide (PT-MT), Dulce Miranda (MDB-TO), Carlos Sampaio (PSDB-SP). CaberĂĄ ao presidente do conselho escolher um nome para a relatoria.

A reunião do conselho analisa ainda mais uma representação contra Silveira, de 2019, protocolada pelo partido do deputado, o PSL. O partido entrou com um processo contra Silveira por ele ter gravado e divulgado um vĂ­deo, em 16 de outubro de 2019, com detalhes de uma reunião do partido, que não era pĂșblica, sobre a disputa em torno da liderança do partido na Câmara.

O relator do processo, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), apresentou um requerimento pelo prosseguimento do processo. O debate e votação do parecer foi adiado em razão de um pedido de vista da deputada Major Fabiana (PSL-RJ).

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL