PREFEITURA SANTANA

Programa WiFi Brasil serĂĄ ampliado em 1 mil novos municĂ­pios

Pelo acordo, BB e Sebrae vão financiar a instalação de 500 novos pontos cada

Por Redação em 14/09/2021 às 21:00:38

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco do Brasil formalizaram uma parceria com o Ministério das Comunicações para atuarem no Programa Wi-Fi Brasil que vai levar mais de 1 mil pontos de internet banda larga para cidades com pouca ou nenhuma conexão no paĂ­s. O acordo de cooperação foi assinado na tarde desta terça-feira (14), com a presença do ministro das Comunicações, FĂĄbio Faria, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o presidente do Banco do Brasil, Fausto de Andrade e a presidente da Fundação Banco do Brasil, Eveline Susin.

Pelo acordo, BB e Sebrae vão financiar a instalação de 500 novos pontos cada. Esse nĂșmero deverĂĄ ser ampliado e ultrapassar o nĂșmero de 1,2 mil municĂ­pios ao longo da execução da parceria.

O ministro FĂĄbio Faria destacou que levar conexão para as cidades que ainda não possuem o recurso é uma das prioridades da pasta. "Assim que assumimos esse governo, tĂ­nhamos mais de 48 milhões de pessoas sem internet no paĂ­s. Temos trabalhado incansavelmente para reduzir esse problema social".

Até agora, segundo o ministro, foram instalados cerca de 15 mil pontos de internet em 3 mil municĂ­pios. Entre os pontos de conexão concluĂ­dos estão 11 mil escolas, 475 aldeias indĂ­genas e mais de 1 mil unidades de SaĂșde. Ao todo, cerca de 8,5 milhões de pessoas foram atendidas pelo programa.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o Wi-Fi Brasil é um programa com potencial para impactar positivamente todas as cadeias produtivas dos municĂ­pios, inclusive os micro e pequenos negócios. "Esse programa traz esperança, desenvolvimento e crescimento embutido no pacote da conectividade. Nada hoje é mais inclusivo do que o acesso à internet. Quando falamos em levar conexão, estamos falando de mais independĂȘncia e inovação para todos os moradores. São alunos, pais, empreendedores, comerciantes. Todos serão beneficiados com a agilidade que a internet oferece", disse.

O presidente do BB, Fausto Andrade, disse que os principais objetivos dessa parceria são oferecer mais acesso ao conhecimento e às tecnologias, dar novas perspectivas profissionais e quebrar as distâncias geogrĂĄficas por meio da conexão. "Essa é a receita para fomentar o desenvolvimento", disse.

Como funciona

O Programa Wi-Fi Brasil atua em duas modalidades. Uma delas instala antenas e roteadores em locais especĂ­ficos, como escolas, assentamentos rurais, unidades bĂĄsicas de saĂșde, aldeias indĂ­genas e telecentros comunitĂĄrios. A outra modalidade disponibiliza uma antena em praça pĂșblica com acesso e livre e gratuito ao pĂșblico em geral.

Dos 15 mil pontos jĂĄ instalados, mais de 10 mil estão em ĂĄreas rurais e isoladas dos centros urbanos. Segundo o Ministério das Comunicações, são pontos de conexão com a internet que geram velocidades de conexão que variam entre 10 e 20 megabites por segundo.

As antenas do Wi-Fi Brasil recebem o sinal enviado pelo Satélite GeoestacionĂĄrio de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), equipamento brasileiro que fica a 36 mil quilômetros de distância da Terra. O SGDC entrou em órbita em 2017 e é o Ășnico satélite brasileiro com capacidade de fornecer conexão de internet banda larga de alta velocidade em qualquer parte do território nacional. De uso misto, civil e militar, o satélite também dĂĄ apoio às atividades das Forças Armadas em projetos estratégicos de defesa nacional.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL