PREFEITURA SANTANA

Câmara aprova auxĂ­lio GĂĄs Social para famĂ­lias de baixa renda

A matéria segue para anålise do Senado

Por Redação em 30/09/2021 às 12:06:05

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) a proposta que cria o auxĂ­lio GĂĄs Social a fim de subsidiar o preço do gĂĄs de cozinha para famĂ­lias de baixa renda. A matéria segue para anĂĄlise do Senado.

O texto estabelece que o Ministério da Cidadania terĂĄ 60 dias para regulamentar os critérios para definir as famĂ­lias a serem contempladas, a periodicidade do benefĂ­cio, a operacionalização do benefĂ­cio e a forma de pagamento, cujas parcelas não podem passar de 60 dias de intervalo. Pelo texto, o Poder Executivo serĂĄ autorizado a pagar o auxĂ­lio diretamente às famĂ­lias beneficiadas na modalidade de transferĂȘncia de renda.

A matéria assegura um benefĂ­cio mensal às famĂ­lias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salĂĄrio mĂ­nimo ou que tenham entre os seus integrantes pessoa que receba benefĂ­cio de prestação continuada (BPC). Os créditos poderão ser concedidos por meio de cartão eletrônico ou outro meio previsto na regulamentação.

Segundo o projeto, a primeira fonte de recursos para assegurar a medida é a parcela dos royalties e de participação especial, decorrentes da exploração de petróleo e gĂĄs natural que cabe à União. De acordo com o relator, deputado Christiano Aureo (PP-RJ), o preço do gĂĄs tem sido impactado, entre outros fatores, pela desvalorização do real frente ao dólar.

"O GLP, impactado pela formação de preços vinculada ao barril de petróleo, ao brent, à variação do câmbio, atinge, em algumas praças o valor de até R$ 120, que é um valor insuportĂĄvel para as famĂ­lias de um modo geral, mais especificamente para as famĂ­lias que compõem o CadÚnico e ainda mais especificamente para um corte de famĂ­lias na extrema pobreza", argumentou.

Desastres

O parlamentar destacou ainda que tem sido noticiado frequentemente casos de tragédias com pessoas que utilizam meios como ĂĄlcool e carvão em substituição ao gĂĄs para preparar refeições. Levantamento realizado pela a AgĂȘncia Nacional de Petróleo (ANP) apontou que o preço médio do gĂĄs de cozinha, na terceira semana de setembro, era de R$ 98,70.

"O noticiĂĄrio tem trazido toda semana desastres acontecidos no interior dos lares em função da utilização de meios para cozinhar que não são adequados nem seguros, como ĂĄlcool, carvão e lenha, na maioria das comunidades e na zona rural", disse o deputado Christiano Aureo.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL