PREFEITURA SANTANA

Alagoas tem o 2° melhor desempenho na primeira fase da OlimpĂ­ada Brasileira de FĂ­sica das Escolas PĂșblicas

Estado teve 976 estudantes aprovados - sendo 890 da rede estadual - para a segunda fase da OBFEP, ficando atrĂĄs apenas do CearĂĄ

Por Raphael Silva e Joyce Andrea, sob supervisão em 21/10/2021 às 19:54:42
Thiago Ataíde

Thiago Ataíde

Dedicação, comprometimento e parceria. Essas são as caracterĂ­sticas que levaram o estado de Alagoas a obter o segundo melhor desempenho do Brasil na primeira fase da edição 2021 da OlimpĂ­ada Brasileira de FĂ­sica das Escolas PĂșblicas (OBFEP). De acordo com dados da coordenação estadual da OlimpĂ­ada, o estado somou 976 alunos classificados para a segunda fase da olimpĂ­ada, o que representa quase 13% do total de classificados em todo o paĂ­s.

Alagoas superou estados com maior nĂșmero de inscritos, a exemplo de São Paulo, Pernambuco, Bahia e Maranhão, ficando atrĂĄs apenas do CearĂĄ que teve 1.498 classificados. Além disso, dos 976 estudantes alagoanos passaram para a 2ÂȘ fase da competição entre as escolas pĂșblicas, 890 são da rede estadual, o equivalente a quase 92% do total de classificados.

O coordenador da OBFEP em Alagoas, Samuel Teixeira, faz uma anĂĄlise positiva da participação dos alunos nas OlimpĂ­adas. "Em nosso estado, tivemos 3.413 inscritos na primeira fase, sendo que 976 se classificaram para a segunda. Este resultado é um bom sinal do engajamento dos nossos professores e da boa preparação dos estudantes, o que contribui como incentivo para melhorar o aprendizado na disciplina", avalia o Professor do Instituto de FĂ­sica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Destaque para Rede Estadual

No ranking de Alagoas, as cinco escolas com o maior quantitativo de alunos aprovados são da rede estadual de ensino. Das 46 escolas com estudantes que passaram para a 2ÂȘ fase da OBFEP, 38 unidades também são estaduais. Estão classificados: Colégio Tiradentes da PolĂ­cia Militar – Unidade Maceió, com 128 alunos; Escola Estadual Santos Dumont, de Rio Largo, com 124; Escola Estadual Juvenal Lopes, de Branquinha, com 79; Escola Estadual Claudizete Lima Eleutério, de Rio Largo, com 76 e Escola Estadual Dr. Fernandes Lima, com 54.

Participante da 9ÂȘ edição da OlimpĂ­ada de FĂ­sica, o Colégio Tiradentes da PolĂ­cia Militar (Maceió) conseguiu se destacar com a conquista do 1Âș lugar no ranking estadual. Segundo o gestor, major Vailton Ursulino Barbosa, por meio dessas competições a escola trabalha a valorização do aluno através da meritocracia, e esse resultado é o reconhecimento do trabalho em equipe da unidade. O diretor atribui a colocação à competĂȘncia dos professores e alunos da instituição.

"Quero parabenizar a todos que contribuĂ­ram para o engrandecimento e notoriedade do Colégio Tiradentes, instituição de ensino da PMAL. O sucesso de nosso trabalho é possĂ­vel não só pela dedicação dos abnegados profissionais da educação que fazem nosso quadro de professores e funcionĂĄrios, mas também pelo empenho e vontade do aluno em aprender e buscar se superar, conquistando bons resultados e diversas vitórias", afirma o gestor.

Segunda fase

Em todo o Brasil, 7.569 estudantes avançaram para a segunda fase da OBFEP, cujas provas ocorrem no dia 04 de dezembro, no horĂĄrio das 13h às 17h. Pela rede estadual, 18 escolas funcionarão como centros de aplicação.

Fonte: alagoas.al.gov.br

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL