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Humanização no Hospital Regional da Mata rende elogios de usuĂĄrios na Ouvidoria

Atendimento humanizado e acolhedor Ă© reconhecido pelos usuĂĄrios do HRM

Por Bia Alexandrino em 03/11/2021 às 13:50:11
Divulgação

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Em pouco mais de um ano de funcionamento, o Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, além de realizar quase 50 mil atendimentos e mais de 1.200 cirurgias, é também referĂȘncia em humanização no ambiente hospitalar.

A Secretaria de AssistĂȘncia à Saúde do Ministério da Saúde defende que os hospitais devem oferecer atendimento humanizado à população. E, para isso, é necessĂĄrio cuidar dos próprios profissionais de saúde, construindo equipes de trabalho saudĂĄveis e, assim, capazes de promover a humanização do serviço.

E foi pensando na humanização do atendimento aos pacientes e também dos colaboradores, que a coordenadora de Psicologia do HRM, Ana Claudia Araújo, iniciou um trabalho de humanização dos trabalhadores, junto com a equipe de psicologia. Ela afirma que pessoas felizes e em um ambiente harmônico, produzem mais e com mais qualidade.

Em razão da assistĂȘncia humanizada, usuĂĄrios elogiam a atendimento recebido no HRM

Assim, ela realiza ações como aniversĂĄrios do mĂȘs e datas comemorativas, também ambientou a sala da psicologia e faz o acompanhamento das psicólogas, recolhendo feedback e realizando ensaios de melhorias.

"Nosso trabalho é focado integralmente nas pessoas. Quando o trabalhador estĂĄ bem física e emocionalmente, ele realiza seu trabalho com amor. E, sobretudo para quem trabalha com saúde, isso é essencial. Aqui no Hospital, temos uma gestão comprometida e equipes que trabalham de forma integrada, sempre em prol de uma assistĂȘncia de qualidade", afirmou a psicóloga Ana Claudia Araújo.

Ações individuais também são vistas no hospital, como é o caso da técnica de enfermagem, TĂĄbata Vanderley, de 27 anos. Ela trabalha no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e tem o hĂĄbito de deixar, quase todos os dias, recadinhos em post-its de incentivo para as equipes de enfermagem do plantão.

UsuĂĄrios destacam dedicação da equipe multidisciplinar em realizar atendimento humanizado

TĂĄbata conta que começou a fazer essa ação depois de ter passado por uma experiĂȘncia negativa, antes de entrar no HRM e ter percebido que as coisas poderiam ter sido diferentes. "Encontrei no HRM pessoas maravilhosas que me fizeram acreditar que eu poderia melhorar e exercer meu trabalho com excelĂȘncia, mesmo com todas as cobranças. Entendi que somos mais fortes unidos", salientou.

E a satisfação dos pacientes no atendimento do HRM pode ser vista a partir dos elogios feitos à ouvidoria hospitalar. A procura dos pacientes à ouvidoria é espontânea e os elogios são encaminhados à unidade para que os profissionais tenham o reconhecimento pelo seu trabalho.

Fonte: Ascom Sesau

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