PREFEITURA SANTANA

TSE mostra hoje resultado da 6ÂȘ edição do Teste PĂșblico de Segurança

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Roberto Barroso, vai apresentar à imprensa o resultado do Teste PĂșblico de Segurança (TPS) do sistema eletrônico de votação e apuração, nesta segunda-feira (29), às 16h

Por Redação em 29/11/2021 às 12:36:33

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Roberto Barroso, vai apresentar à imprensa o resultado do Teste PĂșblico de Segurança (TPS) do sistema eletrônico de votação e apuração, nesta segunda-feira (29), às 16h. De acordo com o TSE, o teste, que este ano chegou à sexta edição, tem "finalidade identificar vulnerabilidades relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição".

O trabalho foi concluĂ­do nesse sĂĄbado (27). Durante seis dias, 26 profissionais de tecnologia da informação colocaram em prĂĄtica ataques aos equipamentos e sistemas desenvolvidos para as Eleições Gerais de 2022, a fim de detectar possĂ­veis vulnerabilidades do sistema votação e apuração a tempo de serem corrigidas para o próximo pleito. "Dessa forma, dos 29 planos de ataques apresentados pelos grupos, apenas cinco deles foram concluĂ­dos com achados relevantes".

O SecretĂĄrio de Tecnologia da Informação do Tribunal, JĂșlio Valente, disse que o teste foi um dos mais produtivos desde que a Justiça Eleitoral iniciou, em 2009, a submeter os sistemas eleitorais a testes pĂșblicos.

"Tivemos um nĂșmero recorde de planos de teste e de investigadores que vieram contribuir para o amadurecimento da segurança dos sistemas, aprofundando o carĂĄter colaborativo do evento: Justiça Eleitoral e sociedade de mãos dadas por eleições cada vez mais seguras e auditĂĄveis", disse.

O TPS, de acordo com o TSE, "é um evento permanente do calendĂĄrio de preparação de cada eleição e ocorre, preferencialmente, no ano que antecede o pleito, em ambiente preparado na sede do TSE, em BrasĂ­lia".


*Com informações do TSE

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL