PREFEITURA SANTANA

Centro de Convenções e Eventos de Penedo amplia potencial econômico e turístico do Baixo São Francisco

As portas do Centro de Convenções e Eventos de Penedo foram oficialmente abertas, na noite do domingo (28), para impulsionar o desenvolvimento econômico através do segmento do turismo de eventos e negócios na região do Baixo São Francisco

Por Waldson Costa em 29/11/2021 às 12:56:01
Foto: Márcio Ferreira

Foto: Márcio Ferreira

As portas do Centro de Convenções e Eventos de Penedo foram oficialmente abertas, na noite do domingo (28), para impulsionar o desenvolvimento econômico através do segmento do turismo de eventos e negócios na região do Baixo São Francisco.

A solenidade de inauguração foi marcada pelo show da cantora Elba Ramalho e as presenças do governador de Alagoas, Renan Filho; do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão; do prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes; do senador Renan Calheiros e demais autoridades políticas e gestores do setor público e privado que enfatizaram a importância do mais novo equipamento turístico na estratégica econômica do Sul de Alagoas.

Na ocasião, o governador Renan Filho expôs que o Governo de Alagoas atua para devolver o protagonismo econômico dos municípios.




"É uma grande satisfação está presente na reinauguração do Cine São Francisco, que, agora, se transforma no Centro de Convenções e Eventos e servirá para apresentações teatrais, cinematográficas e culturais. Estamos consolidando a estrutura necessária para que Penedo ressurja como entreposto comercial. E isso ocorre a partir de políticas sérias realizadas a partir do Pacto das Cidades, da reestruturação dos equipamentos, como este centro de eventos e o Teatro 7 de Setembro, e a integração do turismo do estado. Penedo está se reinventando e para isso o povo penedense pode ter a certeza que poderá contar com os esforços do governador Renan Filho", falou.

Diante da planteia, o prefeito Roberto Lopes agradeceu os investimentos realizados para reabertura do espaço cultural e enfatizou que abertura de mais um equipamento turístico vai ajudar nas estratégias econômicas e na vida cultural de Penedo.

Já o ex-prefeito de Penedo e atual secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, expõe que o Centro de Eventos e Convenções é mais um equipamento para movimentar a economia e o turismo na região do Baixo São Francisco. "Quando um equipamento como este é ofertado, ele abre oportunidades de negócios, e, assim, de desenvolvimento econômico para geração de emprego e renda. Penedo é uma cidade polo importante para toda região do Baixo São Francisco, assim, podemos afirmar que o centro de eventos vai beneficiar muitas frentes de negócios e possibilitar que grandes eventos cheguem para movimentar hotéis, bares, restaurantes e todo o comércio local gerando emprego e renda para povo do litoral Sul", expôs Marcius Beltrão.




INVESTIMENTOS – O Centro de Convenções e Eventos de Penedo é o maior e mais moderno equipamento do segmento do interior de Alagoas. Com investimentos de mais de R$ 5 milhões, o espaço que abrigou o antigo Cine São Francisco foi estruturado e modernizado para receber congressos, exposições, feiras, shows, eventos educacionais e corporativos que vão ajudar a movimentar a economia turística da região do Baixo São Francisco.

Os recursos para a obra de restauração espaço foram provenientes de emenda parlamentar encaminhada pelo atual governador, Renan Filho, quando era deputado federal, a partir de rubricas feitas no Ministério do Turismo.

ESTRUTURA – O Centro de Exposições e Eventos de Penedo conta com um moderno sistema de climatização e iluminação e capacidade para 633 pessoas, o Centro de Convenções e Eventos homenageia o Comendador José da Silva Peixoto, conhecido como Zeca.

Nascido em Penedo em 1899, Zeca Peixoto contribuiu para o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade, com a construção do Hotel São Francisco e do Cine São Francisco.




CINE SÃO FRANCISCO - Tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan), a cidade de Penedo, na região do baixo São Francisco, encanta pelo conjunto histórico e paisagístico, que inclui alguns dos mais importantes bens da arquitetura religiosa do Nordeste, com o Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos e as igrejas Nossa Senhora da Corrente e de São Gonçalo Garcia.

Em 1959, Penedo ganhava a mais moderna sala de cinema do Nordeste, o Cine São Francisco. Erguido e administrado pela Companhia de Melhoramentos de Penedo, o Cine São Francisco sediou, de 1977 a 1982, o famoso Festival de Cinema. A festa, que reunia artistas reconhecidos nacionalmente e grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB), perdeu espaço para a região Sul do país.

Com o surgimento de novas salas na capital, a sala de exibições fechou definitivamente suas portas em 1993.Em 2016, após anos fechado, a Prefeitura de Penedo, sob a gestão do atual secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão; e o Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan), produziram um estudo de viabilidade econômica e turística, que apontou Penedo como sendo uma pretensa cidade para o turismo de eventos e negócios. Assim, alcançaria o viés econômico, sediando eventos e, em paralelo, a riqueza arquitetônica da cidade complementaria a experiência do visitante, com o segmento do turismo cultural e histórico.

Fonte: alagoas.al.gov.br

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL