PREFEITURA SANTANA

No Ășltimo plantão, HGE recebe 189 pacientes e encaminha 52 para as UPAs

Pacientes que chegam ao HGE passam por classificação de risco, antes de serem atendidos

Por Neide Brandão em 01/12/2021 às 18:20:57
Neide Brandão

Neide Brandão

Os registros da Classificação de Risco do Hospital Geral do Estado (HGE) pontuam 189 acolhimentos na terça-feira (30). Foram 132 no plantão diurno (7 às 19h), com 90 casos exclusivos para a unidade hospitalar e 42 referenciados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). No plantão noturno (19h às 7h), foram 57 pacientes triados, sendo 47 deles referenciados para o HGE e 10 redirecionados para outras unidades de saúde.

O pedreiro Edvaldo Oliveira, de 44 anos, foi um dos pacientes com quadro clínico referenciado para o hospital de emergĂȘncia. Ele teve uma hérnia inguinal em estado de estrangulamento, após atendimento foi encaminhado para a ĂĄrea Vermelha para avaliação do cirurgião geral.

"JĂĄ estĂĄvamos com os encaminhamentos, pelo Cora, para a cirurgia, mas, após, um dia de trabalho, ele começou a sentir muita dor e viemos até o HGE, onde foi constatado que estava estrangulada e ele corria risco de vida", contou a esposa, Fabiana Silva Ferreira.

Originalmente, o Hospital Geral deve atender na urgĂȘncia, complicações causadas pela diabetes, hipertensão, alergias, doenças respiratórias, hemorragias, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), dentre outros.

E na emergĂȘncia, os casos de choque, fraturas expostas, traumas, dor torĂĄcica, perfuração de arma de fogo ou de arma branca, alteração súbita de consciĂȘncia, obstrução das vias aéreas, convulsões, dor intensa, grande e médio queimado, entre outros casos graves.

"Nosso perfil são os casos mais graves e complexos de urgĂȘncia e emergĂȘncia. Os casos mais simples e traumas menores, estão sendo direcionados para as UPAs que estão totalmente equipadas e com profissionais capacitados para a assistĂȘncia", explicou o médico Paulo Teixeira, gerente do HGE.

Novo fluxo HGE – O paciente que procurar o HGE, não sendo emergĂȘncia, passarĂĄ, primeiramente, pela Classificação de Risco antes do Registro. A intenção é fazer a triagem do paciente, conforme a queixa, e direcionar para unidade de saúde específica. Após essa triagem e confirmada a referĂȘncia para o hospital, o paciente é encaminhado para atendimento no consultório do médico clínico ou direcionado para Vermelha Trauma, Cardiologia ou Ortopedia, dependendo do caso.

Entre as especialidades médicas, a Azul tem ortopedia e clínica médica, com atendimento imediato; neurologia/neurocirurgia, cirurgia plĂĄstica, vascular e oncologia para avaliações; cirurgia de tórax, oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia e endoscopista de sobreavisos.

Entre as especialidades médicas, a urgĂȘncia do HGE tem ortopedia e clínica médica, com atendimento imediato; neurologia/neurocirurgia, cirurgia plĂĄstica, vascular e oncologia para avaliações; cirurgia de tórax, oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia e endoscopista de sobreavisos.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL