PREFEITURA SANTANA

Alagoas reduz em mais de 45% o nĂșmero de adolescentes no Sistema Socioeducativo

EstatĂ­stica Ă© motivada pelo baixo Ă­ndice de reincidĂȘncia e de novos casos; em novembro, apenas seis adolescentes deram entrada nas Unidades de Internação

Por Everton Dimoni em 02/12/2021 às 11:17:40
Ascom/Seprev

Ascom/Seprev

O Sistema Socioeducativo de Alagoas apresentou, neste mĂȘs de novembro, uma grande redução no nĂșmero de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Agora com um total de apenas 185 socioeducandos, as Unidades de Internação registraram uma queda de mais de 45% se comparado ao mesmo mĂȘs do ano de 2019, quando chegou a contar com 338 meninos e meninas.

Os dados são fornecidos pelo setor de Controle de Vagas da SuperintendĂȘncia de Medidas Socioeducativas (Sumese) da Secretaria de Estado de Prevenção à ViolĂȘncia (Seprev) com base no Ă­ndice de entrada de adolescentes nas Unidades de Internação de Alagoas.

Segundo o titular da Seprev, Kelmann Vieira, este resultado é fruto de polĂ­ticas pĂșblicas de prevenção à violĂȘncia implementadas pelo Governo do Estado nos Ășltimos anos, como a disponibilização de capacitações profissionais e acolhimento de dependentes quĂ­micos, que vĂȘm contribuindo muito para a baixa na reincidĂȘncia dos atos infracionais.




"O principal recurso para a mudança é a prevenção, o que entendemos em um amplo espectro como promoção de polĂ­ticas de educação, profissionalização, atenção à saĂșde, segurança, entre tantos elementos importantes para a formação saudĂĄvel do pĂșblico juvenil. E isso nós vemos aqui em Alagoas. Mesmo assim, caso o adolescente venha a praticar o ato infracional, ele serĂĄ atendido por um sistema de excelĂȘncia que oferecerĂĄ todos os meios para que ele dĂȘ a volta por cima e seja reintegrado à sociedade com sucesso", diz Kelmann Vieira.

Este objetivo vem sendo alçado, de acordo com a supervisora de Parcerias e Controles de Vagas da Sumese, Michelle Ferreira, e pode ser observado pelo nĂșmero de adolescentes entrando nas Unidades, o que vem reduzindo a cada mĂȘs.

"Em outubro, sete adolescentes deram entrada no Sistema. Em novembro, este nĂșmero foi ainda menor. Apenas seis adolescentes foram internados nos Ășltimos 30 dias. Nunca na história recente do Sistema Socioeducativo tivemos um nĂșmero tão baixo de entradas nas unidades", enfatizou Michelle Ferreira.

Atualmente o Sistema Socioeducativo conta com 12 Unidades de Internação e uma capacidade para atender 355 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Fonte: alagoas.al.gov.br

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL