PREFEITURA SANTANA

Mudança de fluxo na Área Azul do HGE: Na 1ÂȘ semana 363 pessoas são redirecionadas para as UPAs

SecretĂĄrio da SaĂșde dialogou com os pacientes durante visita ao HGE

Por Neide Brandão em 02/12/2021 às 21:51:14
Olival Santos

Olival Santos

Na primeira semana de mudança do fluxo de entrada da Área Azul do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, a porta de entrada da urgĂȘncia pontuou 363 pessoas redirecionadas para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Destas, 286 procuraram a unidade hospitalar no plantão diurno (7 às 19h) e 77 no perĂ­odo noturno (19 às 7h).

O total de pessoas que passaram pela Classificação de Risco do HGE nos Ășltimos sete dias foi de 1.341, uma média de 190 por dia. Para se ter ideia desses nĂșmeros, a Área Azul recebia, antes das alterações do fluxo, em média, 350 pacientes diariamente e quase 10 mil mensalmente. Isso porque, ela é a ĂĄrea de maior fluxo do HGE, com o acolhimento de todos os tipos de patologias, a maioria delas referentes a causas clĂ­nicas.

Em visita à unidade hospitalar no inĂ­cio da noite desta quinta-feira (2), o secretĂĄrio de Estado da SaĂșde, Alexandre Ayres, ressaltou que a mudança do fluxo de entrada da Área Azul do HGE comprova a revolução que vem sendo feita na saĂșde pĂșblica de Alagoas. Isso porque, segundo o gestor, primeiro foi organizada a Rede de UrgĂȘncia em Maceió, com a abertura de seis novas UPAs, possibilitando que a população possa receber atendimento de urgĂȘncia sem necessitar buscar o HGE.


"Trabalhamos duro para melhorar o atendimento do HGE aqui na capital. Com a abertura de seis UPAs, localizadas nos bairros Benedito Bentes, Trapiche, Cidade UniversitĂĄria, Tabuleiro do Martins, Jacintinho e JaraguĂĄ, possibilitamos que a população busque atendimento de urgĂȘncia na região onde reside, indo para o HGE somente em casos de emergĂȘncia. Com esse direcionamento para as UPAs, contribuĂ­mos para desafogar o maior hospital pĂșblico do Estado, como jĂĄ vem acontecendo hĂĄ uma semana", ressaltou Ayres, ao reforçar que Maceió vai ganhar mais uma UPA em breve, no bairro Chã da Jaqueira.

Para o gerente do HGE, médico Paulo Teixeira, os nĂșmeros computados pelo HGE nesta primeira semana após a mudança do fluxo de entrada da Área Azul, revelam que algo de impacto vem acontecendo. "Nos Ășltimos dias, totalizamos menos de 200 atendimentos no hospital, incluindo todas as ĂĄreas. A nossa média era de, aproximadamente, 450 por dia. Estamos no caminho certo para organizar a Rede de UrgĂȘncia Estadual", destacou o médico Paulo Teixeira, gerente do HGE.

Constatação – A secretĂĄria Marcele dos Santos, de 35 anos, veio ao HGE alegando sentir dores e disse estar com pedras na vesĂ­cula. Foi orientada sobre a assistĂȘncia ao caso dela. A necessidade de acompanhamento via Unidade BĂĄsica de SaĂșde (UBS) e cirurgia eletiva, dependendo da situação, via Sistema Regulador. "JĂĄ passei numa UPA onde até me medicaram, fiquei com receio de agravar. As enfermeiras me explicaram como proceder direitinho", contou.

O paciente que procura o HGE, não sendo emergĂȘncia, passa, primeiramente, pela Classificação de Risco, antes do Registro. A intenção é fazer a triagem do paciente, conforme a queixa, e direcionĂĄ-lo para a unidade de saĂșde especĂ­fica para o caso.

JĂĄ no caso de Nelson Claudino da Silva, de 68 anos, havia perfil para ficar internado no HGE, uma vez que seu quadro clĂ­nico precisava ser estabilizado e ele necessitava de acompanhamento multidisciplinar. Isso porque, ele é acamado, sequelado em razão de ter sofrido o segundo Acidente Vascular Cerebral (AVCs), tem uma das pernas amputadas em decorrĂȘncia da diabetes e suas costas estão com Ășlceras por pressão.

Rede de UrgĂȘncia – Janiery Batista, enfermeira responsĂĄvel pela Área Azul, explicou que nas Unidades BĂĄsicas de SaĂșde (UBSs) devem ser atendidos aqueles pacientes que apresentem febre baixa, vômitos, diarreia e dores leves; além daqueles que necessitam retirar pontos cirĂșrgicos e fazer a troca de receitas.

As UPAs recebem pessoas com hemorragias, que necessitam de suturas e precisam fazer a extração de unhas ou que estejam com fraturas fechadas, uma vez que hĂĄ ortopedistas de plantão todos os dias da semana, das 7h às 19h. Também devem ser assistidos nas UPAs, os pacientes com sintomas de infarto e de AVC, bem como, aqueles que estejam com pressão alta ou que necessitam trocar sondas nasoenterais. JĂĄ os Ambulatórios 24 Horas, atendem pacientes que apresentam vômitos e febres persistentes, dores moderadas ou necessitam fazer a troca de sondas vesicais de demora.

O HGE deve ser procurado em casos de choque, fraturas expostas, traumas, dor torĂĄcica, perfuração por arma de fogo ou arma branca, alteração sĂșbita de consciĂȘncia, obstrução das vias aéreas, convulsões, dor intensa, grande e médio queimado, entre outros casos graves.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL