PREFEITURA SANTANA

Pacientes que sofrem traumas necessitam de atendimento de emergĂȘncia e tĂȘm prioridade no HGE

Em caso de acidente, a população deve acionar imediatamente o Samu, atravĂ©s do telefone 192

Por Neide Brandão em 10/12/2021 às 22:51:45
Carla Cleto

Carla Cleto

William da Silva, de 31 anos, tinha ido à esquina de casa, no bairro do Vergel, deixar a moto para lavar quando, ao voltar caminhando, foi atropelado por um carro em alta velocidade. Ele não percebeu o carro e nem o motorista o visualizou. O acidente causou traumas no crânio, face e coluna lombar.

"Foi tudo muito rĂĄpido e assustador! Quando nos avisaram ligamos, rapidamente, para o Samu, que chegou primeiro com moto e, em seguida, com uma UTI Móvel, devido à gravidade do caso. No HGE eles corriam para atendĂȘ-lo, entubĂĄ-lo. Se meu irmão sobreviveu foi por um milagre intermediado pela equipe de profissionais do HGE", contou a irmã do paciente, Renata da Silva Tenório.

Renata da Silva Tenório abraça o irmão William e diz que atendimento emergencial prestado pelo HGE salvou a vida dele

William ficou 18 dias internado na maior emergĂȘncia alagoana, sendo 11 deles entubado na Área Vermelha; os outros sete na Área Amarela, uma Semi UTI. "Ao Hospital Geral coube restaurar a vida deste paciente, que foi atendido na emergĂȘncia do hospital e encaminhado, para uma sequĂȘncia de procedimentos e cuidados assistenciais. A celeridade no atendimento de emergĂȘncia resguardou a vida de William. Sua determinação, força e vontade de viver auxiliaram na assistĂȘncia", mencionou o médico Paulo Teixeira, gerente do HGE.

Na maior unidade hospitalar pública do Estado, os acidentes de trânsito são as principais causas de vítimas de traumas com múltiplas fraturas, que requerem um atendimento de emergĂȘncia e procedimentos cirúrgicos específicos. "Esse perfil de paciente recebe o primeiro atendimento na ĂĄrea Vermelha Trauma, onde é avaliado por médicos emergencistas e cirurgiões gerais, que fazem o diagnóstico e indicam o tratamento mais adequado", explicou Paulo Teixeira.

William conta que ficou entre a vida e a morte, após ser atropelado, mas, graças a equipe multidisciplinar do HGE, pode voltar ao convívio da família

EmergĂȘncia – São pelo menos trĂȘs cirurgiões gerais somente na Área Vermelha Trauma do HGE atuando simultaneamente em cada plantão. A ĂĄrea conta ainda com a atuação de traumatologistas, cirurgiões vasculares, neurocirurgiões, cirurgião de tórax, bucomaxilofaciais, cirurgiões plĂĄsticos, ortopedistas; além da equipe de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e os residentes.

"O HGE é, sem dúvida alguma, o principal hospital de atendimento a emergĂȘncias, a unidade mais bem equipada para a assistĂȘncia ao trauma em Alagoas, com uma longa experiĂȘncia e tradição no assunto. Temos uma equipe competente, com uma gama de especialidades. Isso faz do HGE o hospital referĂȘncia na região para a assistĂȘncia a pacientes com traumas", referendou Paulo Teixeira.

Gerente do HGE, médico Paulo Teixeira, ressalta que a unidade é referĂȘncia em atendimento emergencial e possui os melhores especialistas

Em caso de acidente, a população deve acionar imediatamente o Samu, através do telefone 192. Desse modo, uma equipe de socorristas serĂĄ acionada para realizar o atendimento no local com segurança, onde serão feitos os primeiros procedimentos de emergĂȘncia, até a chegada a uma unidade hospitalar de referĂȘncia em Alagoas no tratamento de traumas.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL