PREFEITURA SANTANA

Ministro apresenta Programa Metano Zero em reunião da OCDE

Segundo o ministro, o Brasil Ă© parte da solução para o mundo criar uma nova economia verde neutra em emissões atĂ© 2050

Por Redação em 01/04/2022 às 13:14:51

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, reforçou nesta quinta-feira (31), durante reunião ministerial do comitĂȘ ambiental da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o compromisso do Brasil com ações concretas para reduzir emissões de carbono e com o desenvolvimento de uma nova economia verde. Segundo o ministro, o Brasil é parte da solução para o mundo criar uma nova economia verde neutra em emissões até 2050.

Leite disse que o governo federal trata como prioridade a melhora na qualidade do ar, a redução da poluição por plĂĄsticos e a questão da mudança do clima, que foram os temas da reunião ministerial da OCDE. "Nossas grandes cidades apresentam baixos nĂ­veis de poluição, pois hĂĄ anos contamos com robusto programa de biocombustĂ­veis, como etanol, um exemplo para o mundo, além de Programa de Controle da Poluição do Ar por VeĂ­culos Automotores bem estruturado desde 1990", disse.

Em relação à mudação do clima, o ministro destacou o Programa Nacional de Redução de Emissões de Metano (Metano Zero), lançado na semana passada, com foco em resĂ­duos orgânicos dos setores de suĂ­nos, aves, laticĂ­nios, cana-de-açĂșcar e aterros sanitĂĄrios. "O programa pode reduzir 36% da emissões de metano no Brasil", disse. Leite destacou ainda o Mercado Regulado Nacional de Emissões, que iniciou a implementação de um mercado regulado com foco em exportação de crédito de carbono de diversas fontes.

O ministro também anunciou, durante a reunião da OCDE, a regulamentação do setor de energia eólica marinha. "Estudos do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a União Europeia, apontam para um cenĂĄrio de enorme potencial, da ordem de 700 Gwatts e com alta atratividade econômica", disse.

Leite disse ainda que começaram os estudos para o desenvolvimento do Plano Nacional de HidrogĂȘnio Verde, que terĂĄ o objetivo de tornar o Brasil um grande exportador de energia limpa.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL