PREFEITURA SANTANA

Lula promete criação de ministĂ©rios para indĂ­genas e pequenas empresas

O candidato do PT à PresidĂȘncia da RepĂșblica tambĂ©m disse que pretende "reconstruir" outros ministĂ©rio caos seja eleito

Por Redação em 19/08/2022 às 14:19:04

Candidato à PresidĂȘncia da RepĂșblica pelo PT, Lula esteve na noite de hoje (18) em Belo Horizonte em comĂ­cio de campanha. Em seu discurso, defendeu a criação dos ministérios da Igualdade Racial, da Pequena Empresa, além de um ministério para os povos indĂ­genas. Ele ainda afirmou que o ministro dessa pasta serĂĄ um indĂ­gena.

"A gente vai dizer para os indĂ­genas, não vai mais ter garimpo ilegal na terra de vocĂȘs. Se preparem, indĂ­genas do Brasil, porque eu vou criar o Ministério dos Povos OriginĂĄrios. E um indĂ­gena, ou uma indĂ­gena, serĂĄ ministro nesse paĂ­s. Se preparem, porque a Funai [Fundação Nacional do Índio] não serĂĄ mais dirigida por um branco dos olhos verdes. SerĂĄ dirigida por uma mulher ou um homem indĂ­gena", disse Lula.

O candidato do PT à PresidĂȘncia da RepĂșblica também disse que pretende "reconstruir" outros ministério caos seja eleito.

"Se preparem que a gente vai reconstruir o Ministério da Igualdade Racial. A gente vai reconstruir o Ministério da Mulher, o Ministério da Pequena Empresa. Se preparem mais, porque mais coisa vai acontecer neste paĂ­s".

O ex-presidente, que tenta voltar ao PalĂĄcio do Planalto após 12 anos, também afastou qualquer possibilidade de privatizar bancos pĂșblicos, os Correios e a Petrobras.

Privatização

"Nós vamos recuperar a indĂșstria brasileira e a Petrobras não serĂĄ privatizada. O Banco do Brasil não serĂĄ privatizado, a Caixa Econômica não serĂĄ privatizada, o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] não serĂĄ privatizado. Esses bancos pĂșblicos estarão a serviço do desenvolvimento desse paĂ­s. E os Correios também não serão privatizados. Esse paĂ­s tem que voltar para as mãos de homens e mulheres que sabem construir".

Lula falou por cerca de 20 minutos na capital mineira, exaltou os feitos do seu governo, como a queda da inflação, o pagamento da dĂ­vida externa, além de investimentos na educação, como a criação de escolas técnicas. "Para nós, investir em educação, no ensino médio, não é gasto, é investimento. É lucro para este paĂ­s, que cuida da sua juventude. É por isso que eu estou voltando".

O comĂ­cio foi realizado na Praça Estação, em Belo Horizonte. Estavam no palanque, além de Lula, o candidato a vice-presidente da chapa do petista, Geraldo Alckmin (PDB), o candidato ao governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD), o candidato a vice-governador de Minas Gerais, André Quintão (PT); o senador Alexandre Silveira (PSD); e o deputado federal André Janones (Avante). Esse foi o primeiro comĂ­cio de Lula desde o inĂ­cio oficial das campanhas eleitorais paras as eleições de 2022.

Nesta sexta-feira (19), Lula não tem nenhum evento pĂșblico de campanha. Ele vai fazer gravações para o seu programa eleitoral em São Paulo. A campanha eleitoral de rĂĄdio e TV começa no dia 26 deste mĂȘs e vai até 29 de setembro.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL