PREFEITURA SANTANA

Secret√°rio Nacional de Segurança vem a Alagoas discutir combate ao crime organizado

Tadeu Alencar vai se reunir com a c√ļpula da segurança p√ļblica e conhecer os novos Cisps que estão sendo constru√≠dos

Por Marcus Toledo / Agência Alagoas em 17/11/2023 às 16:24:21
Thiago Sampaio / Agência Alagoas

Thiago Sampaio / Agência Alagoas

O secret√°rio Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, est√° em Alagoas para discutir estratégias de combate ao crime organizado e conhecer de perto ações que estão sendo realizadas pelo Governo de Alagoas para redução dos índices de viol√™ncia. Na noite desta quinta-feira (16), ele foi recebido em um jantar no Museu Pal√°cio Floriano Peixoto, na Praça dos Martírios, pelos secret√°rios de Estado do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro, que representou o governador Paulo Dantas, e de Segurança Pública, Fl√°vio Saraiva.

Também estavam presentes os comandantes da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, e do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Verçosa, o secret√°rio de Estado da Ressocialização, Diogo Teixeira, o diretor geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, além de coronéis e diretores de órgãos que integram a cúpula da segurança pública do Estado.

Segundo Tadeu Alencar, a presença de todos no jantar era fundamental para colher opiniões e sugestões sobre o combate à viol√™ncia. Ele vem participando de reuniões como essa em v√°rios estados brasileiros, e defendeu a integração dos entes federativos como a melhor estratégia para o enfrentamento ao crime organizado. "Nós temos procurado interagir fortemente com os estados. Essa é uma iniciativa que temos desde janeiro, reunindo os secret√°rios de Segurança do Brasil inteiro, porque uma coisa que é muito importante numa política nacional é exatamente que ela possa ser desenvolvida de maneira articulada e integrada por todos os entes federativos", afirmou. "A partir da liderança do secret√°rio Fl√°vio Saraiva, viemos exatamente conhecer de perto, ouvir todos os atores como a Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil e a Polícia Científica".

Segundo o secret√°rio, um dos principais objetivos desses encontros é criar estratégias de intelig√™ncia contra o crime organizado, atacando diretamente o fluxo de dinheiro das quadrilhas. "Hoje, uma diretriz política clara que temos é o enfrentamento às facções criminosas. Venho aqui também aprender com Alagoas, que faz aí esse enfrentamento de maneira muito aguerrida, muito combativa, um trabalho de intelig√™ncia, de investigação financeira, para a gente poder enfraquecer patrimonialmente as organizações criminosas", afirmou.

O secret√°rio Fl√°vio Saraiva comemorou a vinda de Tadeu Alencar, relembrando que ele j√° esteve em Alagoas outras vezes para anunciar recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e fazer a entrega de viaturas e equipamentos para a polícia. Fl√°vio Saraiva anunciou ainda que o secret√°rio Nacional de Segurança vai realizar nesta sexta-feira reuniões de trabalho em Maceió e conhecer de perto os dois Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp) que estão sendo construídos no Benedito Bentes e no Trapiche, além da nova Central de Flagrantes, no Tabuleiro do Martins.

"O secret√°rio veio ver aqui a capacidade de empreender que o Governo de Alagoas tem, e o que a gente fez com as verbas que foram destinadas ao Estado, como é o caso dessas tr√™s obras tão importantes para a segurança pública", disse Saraiva. "Hoje, o foco da Secretaria Nacional de Segurança Pública é desmonetizar as organizações criminosa, e ele est√° aqui também para fazer uma reunião de trabalho e verificar como estamos conduzindo as operações nesse sentido".

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Coment√°rios

DETRAN AL