PREFEITURA SANTANA

Sesau orienta população sobre cuidados para evitar acidentes com escorpiões

Medidas simples podem reduzir riscos, principalmente para crianças e idosos

Por Fabiano Di Pace e Josenildo Törres / Ascom Sesau em 21/11/2023 às 20:27:37
Carla Cleto / Ascom Sesau

Carla Cleto / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta a população sobre os cuidados para evitar acidentes com escorpiões. As medidas são simples e podem ser adotadas por todos, mas são especialmente importantes para crianças e idosos, que são mais vulner√°veis a essas ocorr√™ncias.

Os escorpiões são animais que preferem ambientes escuros e úmidos, como quintais, jardins, ralos e caixas de esgoto. Por isso, é importante manter esses locais limpos e livres de entulhos, folhas secas e lixo. Também é importante vedar ralos e caixas de esgoto e colocar soleiras nas portas.

Além disso, é importante vistoriar as roupas e calçados antes de us√°-los e manter berços e camas afastados das paredes. Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados, preferencialmente botas, conforme orienta a gerente de Vigil√Ęncia e Controle das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), enfermeira Waldinéia Maria da Silva.

As medidas de prevenção se baseiam no fato de que, com o aumento da temperatura neste período do ano, historicamente aumentam os acidentes com escorpiões, uma vez que o clima úmido e quente é ideal para o aparecimento destes animais.

"Adotando estes cuidados, as chances de sofrer um acidente com escorpião reduzem drasticamente, principalmente no tocante aos grupos considerados mais vulner√°veis, como trabalhadores da construção civil, crianças e pessoas que permanecem um período maior dentro de casa ou em quintais, onde os escorpiões podem estar alojados", ressaltou Waldinéia Maria da Silva.

Epidemiologia

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), vinculados ao Ministério da Saúde (MS), apontam que no ano passado foram notificados 11.660 acidentes com escorpiões e um óbito. Este ano, de janeiro a outubro, foram 9.709 ocorr√™ncias e não houve o registro de óbitos.

Para o secret√°rio de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a população deve seguir as orientações de segurança e manter sua rotina normalmente. "Apesar de oferecerem graves riscos à saúde, os acidentes com escorpiões raramente evoluem para óbitos. Mas é preciso que a população se mantenha vigilante, principalmente com as crianças e idosos, que são mais suscetíveis a terem complicações devido a problemas de baixa imunidade e doenças pré-existentes", alertou o secret√°rio.

Em Alagoas, o tipo de escorpião predominante é o T. serrulatus e o T. Stigmurus (amarelo), considerado pouco perigoso em relação a outras espécies, mas que também causa preocupação, principalmente se envolver crianças e idosos.

O que fazer em caso de acidentes

A primeira provid√™ncia a ser tomada em caso de acidente é procurar uma unidade de saúde de refer√™ncia mais próxima. "Caso seja possível, é importante capturar o escorpião e lev√°-lo até o posto de saúde para que ele seja identificado e o profissional de saúde possa adotar o tipo de tratamento correto", destacou Waldinéia Maria da Silva, ao salientar que uma foto do animal j√° ajuda na sua identificação.

Ela enfatiza que a grande maioria dos acidentes com escorpiões é leve e o quadro local tem início r√°pido e duração limitada. Os acidentados apresentam dor imediata, vermelhidão e inchaço leve por acúmulo de líquido, pelos em pé e sudorese, cujo tratamento é sintom√°tico.

"Crianças menores de sete anos de idade apresentam maior risco de terem sintomas longe do local da picada, como vômito e diarreia, principalmente nas picadas por escorpião-amarelo, que podem levar a casos graves e requerem a aplicação do soro em tempo adequado. Mas não é em todo caso que o soro é indicado e apenas o profissional de saúde poder√° fazer essa avaliação e encaminhar o paciente para tomar o soro antiescorpiônico", finalizou Waldinéia Maria da Silva.

Confirma os Locais onde é disponibilizado o soro antiescorpiônico em Alagoas:

Maceió

UPA Galba Novaes

UPA Jacintinho

Hospital escola Dr. Hélvio Auto

Arapiraca

Hospital de Emergência do Agreste

Coruripe

UPA Coruripe

Delmiro Gouveia

Hospital Regional do Alto Sertão

Santana do Ipanema

Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues De Melo

União dos Palmares

Hospital Regional da Mata

Palmeira dos Índios

UPA Palmeira

Piranhas

Unidade Mista de Saúde Senador Afonso de Farias Melo

Penedo

UPA Penedo

Pão de Açúcar

Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves

Maragogi

UPA Maragogi

Para mais informações, clique aqui

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Coment√°rios

DETRAN AL