PREFEITURA SANTANA

Uncisal √© selecionada para Projeto Rondon 2024 e abre seleção de estudantes para a Operação Velho Chico

Poderão participar da seleção estudantes de Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Fonoaudiologia

Por Patrícia Barros / Ascom Uncisal em 01/04/2024 às 18:05:52
Ascom Uncisal

Ascom Uncisal

A Universidade Estadual de Ci√™ncias da Saúde de Alagoas (Uncisal) foi mais uma vez selecionada para o Projeto Rondon, iniciativa extensionista do Ministério da Defesa, e conquistou o 4¬ļ lugar para atuar na Operação Velho Chico, que ter√° como cen√°rio uma das cidades da região intermedi√°ria de Petrolina, localizada no estado de Pernambuco. O processo seletivo envolveu instituições de ensino superior de todo o Brasil.

A proposta enviada pela Uncisal foi elaborada pelas professoras Maria Rosa e Amanda Mac√™do, com apoio da equipe da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da universidade, e considerou os aspectos sociais, demogr√°ficos, geogr√°ficos, econômicos, epidemiológicos, sanit√°rios, históricos e culturais dos municípios que fazem parte da região onde o projeto acontecer√°. Além disso, foi realizada a proposição de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes junto à comunidade local, considerando a agenda 2030, que trata dos Objetivos de Desenvolvimento Sustent√°vel (ODS).

No último dia 27 de março, a Proex divulgou o edital de seleção de estudantes da Uncisal dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Fonoaudiologia que tenham interesse em participar do Projeto Rondon. As inscrições ficarão abertas no período de 27 de março a 07 de abril de 2024 e deverão ser realizada através de formul√°rio disponível no link: https://bit.ly/uncisalnorondon . A Operação Velho Chico acontecer√° no período de 04 a 21 de julho de 2024. Os estudantes selecionados deverão desenvolver atividades educativas de saúde, educação, cultura e direitos humanos, focado na promoção da saúde e prevenção de doenças/agravos à comunidade.

A Uncisal foi contemplada com a proposta de Trabalho do Conjunto "A", que abrange as √°reas tem√°ticas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. Todos os integrantes da equipe – professores e estudantes – deverão ser volunt√°rios. O Projeto Rondon, em parceria com a Uncisal, garantir√° translado para o município de realização do projeto e alojamento no quartel, nos dias que antecedem a viagem, além disso, oferece segurança, feita por um militar, que acompanha a equipe durante toda a Operação.

O Rondon é um projeto Nacional, promovido pelo Ministério da Defesa, Forças Armadas e universidades brasileiras, em que é aberto um processo seletivo e as universidades encaminham suas propostas de trabalho. Os projetos são selecionados para execução de atividades de desenvolvimento sustent√°vel no município direcionado considerando suas condições socioeconômicas e/ou índice de desenvolvimento humano (IDH). Cada operação ter√° a duração de, aproximadamente, 21 dias no município de atuação. Em princípio, os dois primeiros dias serão destinados à concentração, cerimônia de abertura, ambientação dos participantes, deslocamento das equipes para os municípios e instalação. Os dois últimos dias serão reservados para o encerramento da operação e o retorno às cidades de origem.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Coment√°rios

DETRAN AL