PREFEITURA SANTANA

Arapiraca e Maceió recebem equipes volantes do Hemoal para realização de coletas externas de sangue

Ações ocorrem simultaneamente das 8h às 16h, visando facilitar o acesso dos volunt√°rios à doação de sangue

Por Josenildo Törres / Ascom Sesau em 01/04/2024 às 18:07:10
Anderson Oliveira / Ascom Sesau

Anderson Oliveira / Ascom Sesau

Os municípios de Arapiraca e Maceió recebem, nesta terça-feira (2), equipes volantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para a realização de coletas externas de sangue. As ações simultâneas t√™m o objetivo de facilitar o acesso dos alagoanos à pr√°tica da doação volunt√°ria, visando atender com efici√™ncia a demanda de transfusões das maternidades e hospitais.

Em Maceió a ação vai ocorrer na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Instituto de Ci√™ncias Biológicas e da Saúde (ICBS), das 8h às 16h. J√° em Arapiraca, a iniciativa ser√° realizada na Praça Marques da Silva, no bairro Centro, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), para doar sangue é necess√°rio ter boa saúde, além de peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 a 69 anos de idade. Quanto aos menores de 18 anos, é necess√°rio estarem acompanhados dos pais ou respons√°veis legais, portando os respectivos documentos de identificação. Ainda com relação aos critérios para doar sangue, o MS exige que as pessoas não tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Com relação aos doadores de sangue habituais que desejam repetir o procedimento, deve ser cumprido um intervalo de dois meses no caso dos homens e tr√™s meses no caso das mulheres.

No caso dos candidatos à doação de sangue que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de um ano, contado a partir da data do procedimento. Também é vetada a doação de sangue para os candidatos que tenham ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem à doação, ou que tenham dormido menos de 6 horas na noite anterior.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Coment√°rios

DETRAN AL