PREFEITURA SANTANA

Solenidade marca encerramento de EstĂĄgio de Nivelamento dos Pelopes

38 militares que integram Pelotões Especiais do interior concluĂ­ram os treinamentos

Por Assessoria - PMAL em 09/09/2021 às 17:21:56

O EstĂĄgio de Nivelamento Operacional dos Pelopes (ENOP) chegou ao fim. As instruções ocorreram entre os dias 30 de agosto e 03 de setembro. A turma foi composta por 38 militares que integram os Pelopes de Batalhões e Companhias Independentes do Comando de Policiamento do Interior (CPI) e quatro policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

A entrega dos certificados aos concluintes ocorreu durante solenidade militar realizada nesta quinta-feira (09) no auditório Coronel R/R José Rubens de Freitas Goulart, localizado na Academia da PM Senador Arnon de Mello (APMSAM), no Trapiche da Barra, em Maceió.

A mesa de honra foi composta pelo Comandante-Geral, Coronel Wellington Bittencourt juntamente com o Subcomandante-geral, Coronel Thúlio Emery; pelo comandante do CPI, Tenente-coronel Pedro Moura; Tenente-coronel Carlos Azevedo, comandante do CPAI-II; tenente-coronel KlingermĂĄrio, comandante do CPAI-III, tenente-coronel Rodrigo Amorim, Chefe do Gabinete do Comando-Geral; Tenente-coronel Lima Neto, comandante do CPAI-I. O evento contou com a presença do comandante do Bope, Tenente-coronel César Monte, além de comandantes e representantes das unidades do CPI.

"A cada um dos senhores e à única policial feminina que concluíram este estĂĄgio: parabéns pelo empenho e pela superação. Parabéns os formados e aos formadores. A qualificação repercute diretamente nas ruas e, assim, continuaremos a fazer de nossa Corporação uma instituição aplaudida e referenciada no Brasil e até fora dela", disse o Coronel Bittencourt em sua fala.

O orador da turma, soldado FlĂĄvio Vieira, agradeceu ao Comando da PM, do CPI e a todos os envolvidos na formação. "Ao final deste estĂĄgio, saímos mais preparados, mais técnicos, mais confiantes, alinhados e na mesma direção em busca da excelĂȘncia em nossas ações operacionais. O conhecimento que adquirimos aqui disseminaremos em nossas OPMs, demonstrando o que somos em nossa essĂȘncia: somos guerreiros do Pelopes", disse o orador.

ENOP

O estĂĄgio de nivelamento estabelece um padrão, uma doutrina quanto aos procedimentos e ações operacionais realizados pelos Pelopes das OPMs do interior (sob a responsabilidade do CPI), durante a execução do Patrulhamento TĂĄtico. As instruções, divididas entre teóricas e prĂĄticas, adotaram processos de ensino como palestras, demonstrações, prĂĄtica individual e prĂĄtica coletiva em um total de 66 horas-aulas.

As instruções foram ministradas pelo corpo docente do Bope e ocorreram na sede e no estande de tiro da Unidade Especializada; em Arapiraca (sede do 3Âș BPM), em Santana do Ipanema (sede do 7Âș BPM); na area da Fazenda Duas Bocas (Benedito Bentes, em Maceió) e no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de São Luís do Quitunde (abrangĂȘncia do 6ÂșBPM).

Foram trabalhados conhecimentos atualizados acerca do policiamento ostensivo motorizado, em temas como noções de controle de distúrbio civil, medidas preventivas em ocorrĂȘncias envolvendo explosivos, revistas e rebeliões em estabelecimentos prisionais, noções de ações tĂĄticas em abordagens a edificações, noções de patrulha, orientação e sobrevivĂȘncia.

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL