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Brasil participa de estudo internacional de avaliação de leitura

Começa hoje (23) a aplicação do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS), que avalia a capacidade dos estudantes de ler, de escrever, de compreender e de interpretar o que Ă© lido

Por Redação em 23/11/2021 às 13:26:54

Começa hoje (23) a aplicação do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS), que avalia a capacidade dos estudantes de ler, de escrever, de compreender e de interpretar o que é lido. É a primeira vez que brasileiros vão participar desse teste que avalia o nĂ­vel de leitura em diversas partes do mundo até o dia 3 de dezembro

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂ­sio Teixeira (Inep), cerca de 6,3 mil estudantes do 4Âș ano do ensino fundamental de 193 escolas (pĂșblicas e privadas) de todas as regiões do Brasil responderão a provas e questionĂĄrios.

O estudo é aplicado a cada cinco anos pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), cooperativa internacional de instituições de pesquisa, acadĂȘmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo.

O teste avalia habilidades de leitura dos estudantes do 4Âș ano do ensino fundamental, "com o objetivo de analisar tendĂȘncias de compreensão leitora, além de coletar informações sobre os contextos de aprendizagem, para caracterizar o processo de leitura dos estudantes avaliados nos paĂ­ses que participam do estudo".

Na avaliação dos organizadores, é nessa etapa da escolarização que se vivencia um importante estĂĄgio de transição no desenvolvimento da autonomia nas habilidades da leitura, com os estudantes superando a etapa do "aprender a ler", passando a utilizar a leitura para aprender.

A avaliação contempla dois eixos: a experiĂȘncia literĂĄria e a aquisição e uso da informação. Para tanto, considera fatores contextuais que podem influenciar o desempenho de leitura, mediante a aplicação de questionĂĄrios aos estudantes, professores, diretores e pais ou responsĂĄveis.

A avaliação ocorrerĂĄ em uma amostra de escolas (pĂșblicas e privadas) distribuĂ­das por todo o território nacional. Os resultados não serão divulgados de forma individual, uma vez que o objetivo é avaliar a leitura e a compreensão de textos dos estudantes a nĂ­vel amostral e, a partir disso, possibilitar um diagnóstico, inclusive em termos comparativos, entre os 68 paĂ­ses ou regiões administrativas especiais participantes.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

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