PREFEITURA SANTANA

Samu participa de apresentação do Plano de Acionamento para a Quadra Chuvosa

Durante a apresentação do Plano de Acionamento Interinstitucional foi evidenciado quando o Samu deve agir

Por Thyeres Medeiros em 12/04/2022 às 21:31:03
Thyeres Medeiros

Thyeres Medeiros

O período da quadra chuvosa começa na segunda quinzena de abril, se estende até agosto e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas faz parte do Plano de Acionamento Interinstitucional, apresentado nesta terça-feira (12) pela Defesa Civil de Alagoas. O documento define a competência de cada órgão público e privado que integra o Sistema Estadual de Defesa Civil, como o Samu, Corpo de Bombeiros e Cruz Vermelha, em caso de acidentes naturais provocados pelas chuvas.

Depois de fazer uma retrospectiva das situações de desastre naturais em Alagoas, o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés Pereira de Melo, ressaltou a importância do Plano de Contingência para a Quadra Chuvosa, já que este ano a previsão é de chuvas acima da média, devido ao fenômeno meteorológico El Niño. "É necessário estarmos prontos para qualquer situação. Torcemos para não ser necessário colocar em prática nada do que apresentamos hoje, mas se for preciso, saberemos como agir em cada situação", ressaltou o coordenador.

O plano é dividido em três hipóteses: na primeira, em caso de chuvas de baixa a média intensidade, deve atuar o Grupo Operacional, formado pelo Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e Coordenadorias Municipais de Defesa Civil.

Na segunda hipótese, chuvas de média e alta intensidade, além do grupo operacional, o Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Estadual acionará os grupos de trabalho do Sistema de Defesa Civil. Já na terceira hipótese, na ocorrência de chuvas de alta intensidade, serão acionados todos os órgãos que integram o Sistema de Defesa Civil Estadual.

De acordo com o médico socorrista e representante do Samu na reunião, Ewerton Soares, a presença do Samu em planos como este é fundamental para salvar vidas. "Precisamos estar alinhados com os órgãos competentes para prestar o melhor atendimento possível em casos assim. Estarmos prevenidos e com um bom plano traçado nos ajuda a exercer um trabalho mais eficiente e ágil", explicou o médico.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL