PREFEITURA SANTANA

Senado pode votar hoje pacote de medidas sobre preço dos combustĂ­veis

Com costura e relatoria do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que passou os Ășltimos dias em conversas com a equipe econômica e com lĂ­deres da base e da oposição, os senadores vão votar um substitutivo à PEC 1/22, que jĂĄ prevĂȘ boa parte das medidas anunciadas

Por Redação em 29/06/2022 às 20:37:08

O Senado pode votar ainda nesta quarta-feira (29) uma proposta de emenda constitucional (PEC) com um pacote com cinco medidas para diminuir os impactos gerados pela alta dos combustĂ­veis. Com costura e relatoria do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que passou os Ășltimos dias em conversas com a equipe econômica e com lĂ­deres da base e da oposição, os senadores vão votar um substitutivo à PEC 1/22, que jĂĄ prevĂȘ boa parte das medidas anunciadas.

JĂĄ a PEC 16, em debate até a semana passada, vai ser apensada ao substitutivo. Dela, o Ășnico ponto que restou foi a compensação aos estados que reduzirem a alĂ­quota de ICMS sobre o etanol.

Estado de emergĂȘncia

Em entrevista hoje, Bezerra detalhou as propostas uma a uma. Segundo ele, como novos programas sociais podem ser criados em ano eleitoral apenas quando hĂĄ estado de calamidade ou emergĂȘncia.

Diante disso, para evitar implicações judiciais pela lei eleitoral, a medida contém um artigo com o reconhecimento do estado de emergĂȘncia "decorrente da elevação extraordinĂĄria e imprevisĂ­vel do preço do petróleo, combustĂ­veis e seus impactos sociais".

O emedebista disse que a medida não pode ser entendida como "um cheque em branco" para o governo extrapolar o te139to de gastos, tendo em vista que a ação visa apenas viabilizar a PEC.

Voucher caminhoneiro

Com o estado de emergĂȘncia reconhecido, senadores querem viabilizar por cinco meses o pagamento do voucher caminhoneiro, no valor de R$ 1 mil. O impacto estimado da medida é de R$ 5,4 bilhões e a ajuda vai atender cerca de 900 mil transportadores de carga autônomos que tĂȘm sofrido com elevação do preço do diesel.

O senador adiantou que, neste caso, o Registro Nacional de Transportadores RodoviĂĄrios de Cargas (RNTC), da AgĂȘncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), serĂĄ utilizado como base para o pagamento.

Segundo Fernando Bezerra, por causa da perspectiva do auxĂ­lio ter se espalhado entre a categoria, aumentou muito a procura pelo cadastro neste mĂȘs. Entretanto, serão contemplados apenas os inscritos até 31 de maio.

AuxĂ­lio Brasil

Outra mudança - considerada difĂ­cil para o senador - durante a semana passada foi a decisão de zerar a fila de espera do AuxĂ­lio Brasil e incluir mais 1,6 milhão de famĂ­lias que aguardam cadastro.

Além de aumentar significativamente o nĂșmero de beneficiĂĄrios do programa social, hĂĄ previsão de um incremento de R$ 200 no valor do programa até dezembro deste ano.

Com o aumento, o custo adicional serĂĄ de cerca de R$ 26 bilhões. A justificativa para o aumento do auxĂ­lio, segundo o senador, é a exacerbação do quadro inflacionĂĄrio brasileiro e a inflação de dois dĂ­gitos, que tem consumido a renda dos mais pobres.

AuxĂ­lio GĂĄs

Outra medida do substitutivo é a ampliação do AuxĂ­lio GĂĄs. A ideia é que a iniciativa, que vai custar ao governo R$ 1,5 bilhão, permita que os beneficiados recebam R$ 120 a cada dois meses. Esse é tempo médio estimado de duração de um botijão de gĂĄs nas casas das famĂ­lias brasileiras mais pobres.

Transporte Idoso

Em relação ao transporte pĂșblico de passageiros, o texto que serĂĄ apresentado trarĂĄ compensação às empresas pela gratuidade para idosos no transporte urbano, metropolitano e semi-urbano, inclusive o existente dentro de uma mesma Região Integrada de Desenvolvimento (Ride).

O Distrito Federal, com seu entorno, tem a maior do paĂ­s. Para a medida, o custo serĂĄ de R$ 2,5 bilhões. A intenção também é aliviar o sistema também prejudicado pela elevação do preço do diesel.

Etanol

O texto prevĂȘ ainda a modificação na forma de ressarcimento aos estados na redução da tributação do etanol hidratado. Segundo Bezerra, para dar mais equilĂ­brio aos preços finais da gasolina e do ĂĄlcool - influenciados pelo teto de 17% de arrecadação de ICMS -, o governo precisarĂĄ repassar o valor de R$ 3,8 bilhões aos estados que serão aplicados em créditos tributĂĄrios.

O critério de distribuição desse valor é o nĂ­vel de consumo do etanol em cada unidade federativa. São Paulo deve ficar com cerca de 55% dos recursos, segundo o parlamentar.

Antes de sair do papel, caberĂĄ aos governadores definirem legislação especĂ­fica para distribuição desses créditos.

Impacto total

Bezerra explicou que, com exceção da inclusão de novas famĂ­lias no AuxĂ­lio Brasil, todas as demais medidas terão validade apenas até 31 de dezembro. Com um impacto total de R$ 38,7 bilhões, ou seja, quase R$ 9 bilhões a mais que o montante previsto originalmente de R$ 29,6 bilhões, Bezerra disse que a maior parte da diferença se deve a inclusão de novas famĂ­lias programa social que substituiu o Bolsa FamĂ­lia.

Lastro

Sobre de onde virão os recursos para custear os benefĂ­cios, Bezerra disse que o governo não aceita vincular despesas a uma fonte especĂ­fica. O senador lembrou que o resultado primĂĄrio em 2021 foi de R$ 65 bilhões e que somente até abril deste ano, o valor foi de R$ 139 bilhões.

Além disso, a previsão de aumento de receitas, sem elevação da carga tributĂĄria, serĂĄ de R$ 26,6 bilhões com a privatização da Eletrobras. Pode haver ainda aumento do repasse de dividendos, por exemplo, do Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa, estimados entre R$ 20 e R$ 30 bilhões.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

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