PREFEITURA SANTANA

PF libera idosos e mães com crianças detidos em atos golpistas

GDF montou tendas para atendimento médico aos presos

Por Redação em 10/01/2023 às 20:55:05

A PolĂ­cia Federal informou ter liberado 599 pessoas que foram presas ontem (9) durante o desmonte do acampamento golpista instalado em frente ao quartel-general do Exército, em BrasĂ­lia. A liberação, segundo a corporação, se deu por razões humanitĂĄrias, por se tratarem de idosos, mães com crianças e pessoas com problemas de saĂșde.

Em relação aos demais presos, a Secretaria de SaĂșde do Distrito Federal informou ter montado uma estrutura de cinco tendas do Serviço de Atendimento Móvel de UrgĂȘncia (Samu) na Academia de PolĂ­cia Federal, para onde os mais de 1,5 mil presos foram levados.

Até a manhã de hoje (10), 243 atendimentos haviam sido realizados, a maioria de casos leves, informou o Samu. A equipe conta com médicos, profissionais de enfermagem e de saĂșde mental. Houve 30 remoções em ambulância para a Unidade de Pronto Atendimento e o Hospital Regional de Sobradinho, região do DF onde fica a academia de polĂ­cia.

Os detidos foram levados para o local em dezenas de ônibus, após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter determinado a prisão em flagrante de todos que não se retirassem dos acampamentos golpistas, em todo o paĂ­s.

Na decisão, o magistrado mencionou sete crimes que podem ter sido cometidos pelos militantes bolsonaristas, incluindo crimes contra o Estado DemocrĂĄtico de Direito e a soberania nacional. A decisão de Moraes ocorreu horas depois de vândalos terem invadido e depredado o PalĂĄcio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, que ficam na Praça dos TrĂȘs Poderes, na tarde de domingo (8).

De acordo com a PF, hĂĄ na academia amplo acesso a advogados e defensores pĂșblicos. Todos os que ainda se encontram no local deverão ser ouvidos e fichados. Algumas pessoas estão sendo liberadas enquanto outras são encaminhadas para o sistema penitenciĂĄrio do Distrito Federal. Até às 15h35 de hoje, 527 pessoas foram mantidas presas, informou a PF em nota.

"Todos estão recebendo alimentação regular (café da manhã, almoço, lanche e jantar), hidratação e atendimento médico quando necessĂĄrio", diz o texto.

Mais cedo nesta terça-feira (10), durante a posse do novo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, Moraes disse que todos os que praticaram, financiaram e incentivaram os atos golpistas de domingo seriam punidos no rigor da lei. "Não achem que as instituições irão fraquejar", afirmou ele.

Edição: Denise Griesinger

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL