PREFEITURA SANTANA

Teleatendimento 190 Ă© ampliado e o nĂșmero de ligações atendidas aumenta 85% em um mĂȘs

As equipes são responsĂĄveis pelo trabalho 24 horas por dia para garantir agilidade nas operações policiais em Alagoas

Por Jean Albuquerque em 02/09/2021 às 22:26:02
Dárcio Monteiro

Dárcio Monteiro

O Teleatendimento RB/Copom 190, operado pelo programa Ronda no Bairro, registrou um aumento de 85,32% no número de ligações atendidas em um mĂȘs. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que faz o monitoramento das estatísticas e ocorrĂȘncias e são relativos ao mĂȘs de julho.

As equipes são responsĂĄveis pelo trabalho 24 horas por dia para garantir agilidade nas operações policiais em Alagoas. Ao todo são 64 agentes e 5 oficiais que prestam o serviço na sede do Centro de Operações Policiais (Copom), no Centro da Capital.

A partir das ligações recebidas, as guarnições da Polícia Militar são acionadas nas ruas para o atendimento aos casos. Além de quase dobrar o número de ligações atendidas, também houve aumento no número de ocorrĂȘncias finalizadas, que passou a ser de 76,12% no mesmo período.

Entre as 10 ocorrĂȘncias mais atendidas, no comparativo entre um mĂȘs e outro, destacam-se os casos de violĂȘncia contra a mulher, enquadrados na Lei Maria da Penha, que chegaram a 131%. Além de 112% das chamadas sobre perturbação do sossego ou trabalho alheio; 62% nas ocorrĂȘncias de abordagem de pessoa em atitude suspeita; 102% nos crimes de ameaça; 77% nos crimes de roubo; 23% nas ocorrĂȘncias sem ilicitude e em 4% as ligações para resgate de animal.

Por outro lado, houve queda em 70% nas chamadas sobre a infração de medidas sanitĂĄria preventivas.

JĂĄ em relação às chamadas por dia da semana, o domingo se destaca por ter 8.786 denúncias de perturbação do sossego ou trabalho alheio, durante todo o mĂȘs. A mesma infração é registrada em maior número entre 0h às 6h.

CAPACITAÇÃO - O ótimo resultado dos agentes do Ronda no Bairro é fruto da capacitação e o auxílio dos policiais jĂĄ experientes nos primeiros dias de atividade. Além de ampliar o atendimento, a sociedade ganhou mais 22 militares, que antes se ocupavam com o teleatendimento e, agora, voltam às ruas para o trabalho de policiamento.

"A gente tĂĄ obtendo ĂȘxito em todo o processo do atendimento. Melhorou a eficiĂȘncia do serviço, jĂĄ que o 190 ganhou mais quatro mesas de operação e, com isso, é a sociedade a maior beneficiada", garante o agente Gomes.

O superintendente do Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva, ressalta a importância do trabalho desenvolvido. "Mais um avanço no Programa Ronda no Bairro. Os nossos colaboradores foram treinados e capacitados para melhor atender a sociedade alagoana. Volto a repetir: o teleatendimento é a porta de entrada de todos os serviços importantes que a Polícia Militar desenvolve e ele tem que ser eficiente", destaca.

EXPANSÃO - Para o secretĂĄrio de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, os resultados registrados refletem exatamente essa eficiĂȘncia. "Com o novo Teleatendimento RB/Copom estamos não só monitorando melhor as ocorrĂȘncias, como atendendo as chamadas de forma efetiva, jĂĄ que ampliamos o serviço. Por isso, essa experiĂȘncia, a partir desse momento, pode ser expandida para outros municípios. JĂĄ falei com o governador Renan Filho e nós iremos substituir os nossos policiais do teleatendimento em todo o estado de Alagoas. Destaco, ainda, a parceria de sucesso entre a SSP e a Secretaria de Prevenção à ViolĂȘncia (Seprev)", ressaltou.

Fonte: alagoas.al.gov.br

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL