PREFEITURA SANTANA

HGE pontua quase 240 atendimentos no fim de semana

Unidade hospitalar realizou 77 internações, 30 transferĂȘncias e 31 procedimentos cirĂșrgicos

Por Neide Brandão em 31/01/2022 às 13:49:51
Carla Cleto

Carla Cleto

No último fim de semana, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, notificou 148 atendimentos por causa clínica, 21 em razão de acidentes de trânsito, 20 em decorrĂȘncia de agressões e dois por queimaduras. Ao todo, foram 237 atendimentos, além de 196 altas médicas, 77 internações, 30 transferĂȘncias e 31 procedimentos cirúrgicos realizados.

Paulo Teixeira, médico e gestor do HGE, ressaltou o perfil da unidade hospitalar na assistĂȘncia a vítimas de traumas. "Em geral, após o atendimento emergencial, o traumatizado é encaminhado para procedimento cirúrgico na unidade ou fora dela, para o procedimento de segundo tempo ou eletivo. Muitas dessas transferĂȘncias jĂĄ estão sendo realizadas no mesmo dia ou no dia subsequente para unidades referenciadas no tipo de fratura do paciente", explicou.

O Hospital Geral do Estado possui o Núcleo Interno de Regulação de Leitos que, em parceria com a Central Estadual de Regulação, viabiliza as transferĂȘncias dos pacientes que necessitam de assistĂȘncia médica e não foram classificados como de emergĂȘncia. Essas transferĂȘncias seguem critérios técnicos que incluem a disponibilidade de vagas nas unidades de saúde e a gravidade de cada caso.

P.H.S., de 56 anos, foi um dos pacientes atendidos no HGE durante o fim de semana, após ter sofrido um acidente de trânsito em Maceió, no domingo (30). Ele relatou que uma discussão ao volante com a esposa, que estava ao lado, ocasionou a fatalidade. "Graças a Deus estamos bem! Eu não me perdoaria se algo tivesse acontecido com ela. Uma bobagem levou a distração ao volante", especificou.

Ambos se recuperam de escoriações leves. Uma pancada na cabeça mantém a esposa em observação no hospital.

Fonte: Ascom Sesau

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL