PREFEITURA SANTANA

Biden pede união contra pandemia e na defesa do meio ambiente

APresidĂȘncia da RepĂșblica informou hoje (18) que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou uma carta ao presidente Jair Bolsonaro pedindo que os dois paĂ­ses "unam esforços, tanto em nĂ­vel bilateral quanto em fóruns multilaterais, no enfrentamento aos desafios da pandemia e do meio ambiente"

Por Redação em 18/03/2021 às 18:03:07

A PresidĂȘncia da RepĂșblica informou hoje (18) que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou uma carta ao presidente Jair Bolsonaro pedindo que os dois paĂ­ses "unam esforços, tanto em nĂ­vel bilateral quanto em fóruns multilaterais, no enfrentamento aos desafios da pandemia e do meio ambiente".

Em 22 de abril, os Estados Unidos sediarão uma cĂșpula sobre o clima. Em novembro deve ser realizada a 26ÂȘ ConferĂȘncia das Partes das Nações Unidas sobre Mudança ClimĂĄtica (COP26), em Glasgow, na Escócia.

A carta, datada de 26 de fevereiro, foi em resposta à mensagem de cumprimentos enviada por Bolsonaro por ocasião da posse de Biden como 46Âș presidente dos Estados Unidos. A nota foi divulgada pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), do Ministério das Comunicações, que faz a assessoria da PresidĂȘncia.

De acordo com a nota, Biden enfatizou a responsabilidade comum dos dois lĂ­deres em "tornar o Brasil e os EUA mais seguros, saudĂĄveis, prósperos e sustentĂĄveis para as gerações futuras". Joe Biden foi vice-presidente dos Estados Unidos no governo de Barack Obama, de janeiro de 2009 a janeiro de 2017.

"Ao referir-se às diversas vezes em que esteve no Brasil como vice-presidente, o presidente Biden sublinhou que não hĂĄ limites para o que o Brasil e os EUA podem conquistar juntos. Destacou que as duas nações compartilham trajetória de luta pela independĂȘncia, defesa de liberdades democrĂĄticas e religiosas, repĂșdio à escravidão e acolhimento da composição diversa de suas sociedades", disse a Secom.

Ao final da carta, segundo a PresidĂȘncia, o presidente Biden salientou que seu governo estĂĄ pronto para trabalhar "em estreita colaboração com o governo brasileiro neste novo capĂ­tulo da relação bilateral".

Joe Biden foi empossado no cargo em 20 de janeiro deste ano e sucedeu o ex-presidente Donald Trump.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL