PREFEITURA SANTANA

Sesau realiza Curso de Prevenção e Manejo ObstĂ©trico da Hemorragia

Treinamento ocorreu nessa terça-feira (29) e foi transmitido pela plataforma Zoom e reproduzido no canal Telessaude Alagoas

Por Josenildo Törres em 30/03/2022 às 21:32:30
Ascom Sesau

Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por intermédio da GerĂȘncia Executiva de Valorização de Pessoas (Gevp), da ĂĄrea de Gestão de Desenvolvimento e Educação em Saúde, em parceria com Rede Cegonha, GerĂȘncia de Ações Estratégicas (GAEST) e GerĂȘncia de Atenção PrimĂĄria (GAP), realizou na terça-feira (29), o Curso de Prevenção e Manejo Obstétrico da Hemorragia: zero morte materna por hemorragia, destinado a médicos, enfermeiros e agentes comunitĂĄrios de saúde da Atenção PrimĂĄria dos municípios alagoanos.

O curso, que foi transmitido pela plataforma Zoom e reproduzido no canal Telessaude Alagoas, teve carga horĂĄria de quatro horas e foi ministrado pela professora e médica Maria Cristina Simões Barbosa, que atua na Sesau e no Hospital UniversitĂĄrio de Maceió.

"O curso integra um conjunto de ações da Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia (0MMxH) da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em conjunto com o Ministério da Saúde. Ele foca na prevenção da mortalidade materna por Hemorragia no Pós-Parto, com ĂȘnfase na capacitação de profissionais da saúde da Rede de Atenção BĂĄsica, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Casas de Parto e Maternidades", ressaltou Patrícia Bezerra, assessora técnica de Gestão de Desenvolvimento e Educação em Saúde da Sesau.

A primeira edição do Curso de Prevenção e Manejo Obstétrico da Hemorragia: zero morte materna por hemorragia, contou com a participação, em média, de 100 trabalhadores da saúde dos municípios Água Branca, Cajueiro, Major Isidoro, Limoeiro de Anadia, Campo Alegre, União dos Palmares, Marechal Deodoro, São José da Tapera, Rio Largo, Major Isidoro, Capela, Flexeiras, Boca da Mata, Feliz Deserto e Itapetinga (BA), além do Hospital da Mulher (HM), Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), UDA FAT Maceió.

No dia 5 de abril, na modalidade EaD, serão ofertadas mais duas turmas, nos turnos da manhã e tarde, para os trabalhadores da saúde dos municípios. E no dia 26 de abril, na modalidade presencial, uma nova edição serĂĄ destinada a médicos e enfermeiros das maternidades e UPAS do Estado. Neste formato, contarão com estações prĂĄticas de estudo.

Interessados no curso poderão participar, acessando o link https://www.youtube.com/telessaudeAL no dia 05 de abril e registrar frequĂȘncia para receber certificado do curso.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL