PREFEITURA SANTANA

Seduc e Sesau promovem capacitações sobre o combate à violĂȘncia sexual de crianças e jovens

As formações são on-line e acontecem em trĂȘs momentos diferentes, para que o participante possa escolher a data e turno de sua preferĂȘncia

Por Joyce Andrea/ Ascom Seduc em 05/05/2022 às 18:51:35
 Jonathan Lins

Jonathan Lins

A escola é como a nossa segunda casa, e ter um ambiente seguro em que os alunos possam se apoiar é crucial para o desenvolvimento saudĂĄvel das futuras gerações. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), junto à Secretaria de Estado da SaĂșde (Sesau) e do Ministério PĂșblico de Alagoas (MPE), estão promovendo atividades de conscientização para os educadores da rede pĂșblica estadual, em alusão ao Maio Laranja, um mĂȘs dedicado a combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Por meio da Rede de Atenção às VĂ­timas de ViolĂȘncia Sexual (RAVVS), a Seduc e a Sesau desenvolveram o "Projeto não mexe comigo, que eu não ando só", que promove capacitações nas escolas de todo o estado, sobre como proceder e reportar casos de violĂȘncia sexual identificados entre os estudantes. Dentro da iniciativa, estão sendo ofertadas capacitações on-line durante todo o mĂȘs de maio, especialmente em alusão à Campanha Nacional do Maio Laranja.

"O projeto da RAVVS nas escolas é para atender a educação, no contexto da prevenção contra as violĂȘncias, principalmente a violĂȘncia sexual, mas também questões como o bullying e a violĂȘncia psicológica. Então, estamos promovendo essa roda de discussão com os profissionais da educação, para que eles possam saber como fazer o acolhimento do aluno, como fazer a notificação e a identificação dessas violĂȘncias", destacou a assessora técnica da RAVVS, Milene Mendes.

Para este momento, serão trĂȘs turmas de capacitação, cada uma em um turno, para que os educadores possam escolher uma data de acordo com a sua disponibilidade. Poderão participar professores, gestores, coordenadores pedagógicos e articuladores de ensino de todas as GerĂȘncias Regionais. A formação serĂĄ via Google Meet, nos dias 10, 19 e 23, e as inscrições estão sendo realizadas através do link; https://forms.gle/pK2X4DeM5EZszAeE6.

À frente da secretaria de Estado da Educação, o secretĂĄrio José MĂĄrcio de Oliveira ressalta a importância de ações como esta, ainda mais neste cenĂĄrio de retorno às aulas presenciais. "Infelizmente, a nĂ­vel nacional, nós temos observado um aumento representativo nos casos de denĂșncias de assédios nas escolas de todo o paĂ­s nesta retomada das aulas presenciais. Aqui em Alagoas, estamos nos mobilizando em vĂĄrias frentes de atuação, e essa campanha em parceria com a RAAVS é mais uma dessas ações que beneficiarão todo o estado. Além disso, estamos estudando a ampliação da nossa atuação nessas frentes, com equipes multidisciplinares atuando em apoio a estudantes e servidores de toda a rede estadual. Em breve, também contaremos com os nĂșcleos psicossociais, formados por psicólogos e assistentes sociais, que irão trabalhar por todo o estado nessas problemĂĄticas, além de outras demandas da rede", revela o secretĂĄrio.

Maio Laranja

O mĂȘs de maio é nacionalmente conhecido como Maio Laranja, mĂȘs de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia 18 de maio foi instituĂ­do pela lei federal 9970/00 como o dia nacional de combate a essa violação, data alusiva à morte da menina Araceli, violentada e morta aos oito anos de idade, em 1973.

Sob supervisão*

Fonte: alagoas.al.gov.br

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL