PREFEITURA SANTANA

SSP reforça ações integradas e mantĂ©m redução dos crimes violentos em Alagoas

Criação de uma força-tarefa conjunta entre os serviços de inteligĂȘncia tem ajudado na redução de crimes

Por Paula Berle / SSP em 20/06/2022 às 19:26:39
Ascom SSP

Ascom SSP

Com a promoção de ações integradas de carĂĄter ostensivo e investigativo, a Secretaria da Segurança PĂșblica de Alagoas (SSP) vem ganhando terreno no combate à criminalidade na capital e no interior. De acordo com os dados do NĂșcleo de EstatĂ­stica e AnĂĄlise Criminal (Neac), a curva que reflete o nĂșmero de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) se manteve em redução durante o mĂȘs de maio, ficando abaixo da média registrada nos quatro primeiros meses do ano.

Ao longo do mĂȘs de maio, foram registrados 96 homicĂ­dios em todo o estado, sendo 33 na capital. De janeiro a abril de 2022, a quantidade de CVLI chegou a 412, sendo 107 no primeiro mĂȘs do ano, 88 em fevereiro, 101 em março e 116 em abril. A média do perĂ­odo foi de 103 Crimes Violentos Letais Intencionais por mĂȘs.

FORÇA-TAREFA

Um dos fatores que impactaram nessa redução foi a instituição de uma força-tarefa investigativa integrada, implantada no mĂȘs de maio com o objetivo de localizar foragidos da Justiça do estado, desarticulando organizações criminosas com atuação em diversos municĂ­pios alagoanos.

Em um mĂȘs de trabalho, as investigações realizadas pela equipe formada por agentes das polĂ­cias Civil, Militar, Penal e pelo nĂșcleo de inteligĂȘncia da SSP resultaram na prisão de 58 pessoas envolvidas em crimes cometidos contra a sociedade alagoana.

Nesse primeiro balanço, foram cumpridos mandados de prisão nas cidades de Maceió, Paripueira, Maravilha, Rio Largo, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Marechal Deodoro, Pariconha, Delmiro Gouveia e Barra de Santo Antônio.

Também foram registrados cumprimentos nos municĂ­pios de Tacaratu, em Pernambuco, e Ribeirão Preto e São Paulo, no Sudeste do paĂ­s.

Entre os detidos, hĂĄ acusados pelos crimes de homicĂ­dio simples e qualificado, porte ilegal de arma de fogo, estupro de vulnerĂĄvel e roubo. Além do uso das ferramentas tecnológicas, os investigadores também contam com a parceria crucial da população, que, através do nĂșmero 181, podem repassar informações para o Disque-denĂșncia, ajudando na elucidação dos crimes.

Com os bons resultados da integração, que promove a troca de informações e o uso de mĂșltiplas técnicas de inteligĂȘncia policial na produção de provas, as ações devem ser intensificadas. Para o secretĂĄrio da Segurança PĂșblica, FlĂĄvio Saraiva, os resultados mostram a potencialidade dessa força-tarefa, o empenho das equipes de segurança que atuam diariamente no combate à violĂȘncia e o impacto dos investimentos do Governo de Alagoas no setor.

"Os nĂșmeros de maio refletem o trabalho integrado realizado pelos órgãos de segurança. Com trabalho ostensivo nas ruas, as ações tĂĄticas e investigativas e a entrega de novos equipamentos de segurança, seguiremos reprimindo a criminalidade e mantendo a segurança da população alagoana", disse.

Fonte: alagoas.al.gov.br

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL